Notícias

CRISE ECONÔMICA: Presidente Giorgio Napolitano diz que é necessário ter “espírito de sacrifício”

O presidente italiano Giorgio Napolitano, disse em Roma, que diante das mudanças mundiais "é necessário um espírito de sacrifício e impulso criativo" para recolocar o país. "No mundo mudado, não podemos sustentar que o que conquistaram grupos sociais em épocas diferentes possa se conservar assim como está", disse Napolitano.

Já a Confederação de Industrias italiana (Confindustria) acredita que "a Itália não tem futuro, em termos de crescimento e bem-estar, se não começar uma mudança radical na política econômica para conter o gasto e reduzir de forma estável a dimensão do Estado".

"Para conseguir um equilíbrio (financeiro) em 2013 e começar a reduzir a relação entre dívida e Produto Inter Bruto (PIB), o saldo primário deveria melhorar quase 90% bilhões de euros, de -0,1, do PIB em 2010 para +5,4 em 2013", disse o diretor da Confindustria, Giampaolo Galli.

Ele acredita que o PIB "deveria se manter entre 5 e 6% nos anos sucessivos". "Em três anos deveríamos recuperar a década perdida, voltando de forma estável aos níveis do final dos anos 90", afirmou Galli.

A agência reguladora Moody's rebaixou a nota de 30 órgãos públicos italianos, uma decisão que seguiu a baixa da classificação da Itália e de algumas das principais empresas e bancos do país.

A agência rebaixou a classificação das províncias autônomas de Trento e Bolzano, a Cassa de Trentino e Lombardia (para o nível Aa3). Mas ainda assim o rating destes locais do norte da Itália ainda são superiores ao nacional.

As regiões Basilicata (sul), Liguria (norte), As Marcas (centro), Úmbria (centro), Toscana (centro), Veneto (norte) tiveram o rating rebaixado para A2, assim como o da Itália. Com este mesmo nível ficaram também as províncias de Florença, Milão e Turim, e as cidades de Milão, Veneza e Siena.

As regiões do Piemonte (norte), Puglia (sudeste), Sardenha e Sicília foram classificadas como A3.

Abruzzo (centro) e Molise (sul) tiveram a classificação Baa1, Lazio (na qual se localiza a capital Roma), Calábria e Campânia (as duas no sul), Baa2. As cidades de Citavecchia (Baa1), Florença (A3) e Nápoles (Baa3)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios