Notícias

Médico italiano que diz ter clonado é preso por “roubo” de óvulos

O ginecologista italiano Severino Antinori, que ficou famoso no mundo inteiro por dizer que tinha clonado três bebês, foi preso em Roma, sob as acusações de roubo e lesão corporal agravados.

Segundo a Promotoria de Milão, que investiga o médico, ele explantou à força óvulos de uma estrangeira – uma espanhola de 24 anos – que havia sido internada para tratar de cistos ovarianos. A vítima, que trabalhava na clínica de Antinori, diz ter sido imobilizada, anestesiada e obrigada a passar por uma aspiração de óvulos.

Ao acordar, aproveitou uma distração dos enfermeiros e ligou para o número de emergência italiano por meio de um telefone fixo – ela estava sem seu celular. Ainda de acordo com a Promotoria, o médico fertilizou os óvulos para transferi-los para outra mulher. Os embriões foram apreendidos e congelados pela polícia.

Segundo a advogada da espanhola, Roberta De Leo, o ginecologista se ofereceu para curar os cistos com injeções, o que deveria eliminar a necessidade de uma operação. No entanto, no último dia 5 de abril, ouviu de Antinori que precisaria passar por uma intervenção cirúrgica. Com a recusa da vítima, o médico forçou a operação. Após o episódio, a jovem voltou para a Espanha e agora está na companhia da família. "Ela estava aterrorizada pela possibilidade de outras mulheres darem à luz filhos seus", declarou De Leo.

O médico foi colocado em prisão domiciliar e impedido de exercer a profissão por um ano. Até o momento ele não comentou as acusações. Contudo, uma funcionária que preferiu não se identificar disse que a denúncia é "absurda" e "tecnicamente impossível".

"Como pode ter havido uma retirada forçada de óvulos? Antes é preciso fazer um tratamento, isso exige uma longa preparação. Tal como foi contada, a história não fica de pé sob nenhum ponto de vista", afirmou.

No início dos anos 2000, Antinori ficou mundialmente famoso ao anunciar que havia usado o método da clonagem para induzir a gravidez em três mulheres. De acordo com ele, as gestações foram bem sucedidas, mas ele nunca deu provas disso. (Ansa)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios