NotíciasVariedades

Romance sobre amizade vence principal prêmio literário da Itália

O escritor Mario Desiati conquistou o Prêmio Strega, principal concurso literário da Itália, com o romance “Spatriati”.

O autor recebeu 166 votos e superou Claudio Piersanti, com “Quel maledetto Vronskij”, que teve 90. Essa foi a primeira edição do Strega com sete finalistas, dois a mais que os cinco habituais.

Os outros competidores eram “E poi saremo salvi”, de Alessandra Carati, com 83 votos; “Niente di vero”, de Veronica Raimo, com 62; “Randagi”, de Marco Amerighi, com 61; “Nova”, de Fabio Bacà, com 51; e “Nina sull’argine”, de Veronica Galletta, com 24.

Desiati, de 45 anos, dedicou a vitória aos trabalhadores do setor editorial na Itália. “Não basta a paixão, precisamos de contratos de verdade”, disse o escritor.

“Spatriati” narra a história de dois amigos de personalidades muito distintas: Claudia, solitária, segura de si, rebelde e que se veste como homem, e Francesco, inseguro e que cultiva uma fé dogmática, mas ao mesmo tempo incerta.

O romance conta o amadurecimento desses dois personagens desde os tempos de escola, em uma narrativa fluida e ambientada entre a Puglia, no extremo-sul da Itália, e Berlim, capital da Alemanha e da transgressão.

O termo “spatriati” vem de um dialeto bastante difundido na Puglia, terra natal de Desiati, e significa “irregular”.

Sucesso de público e crítica, o livro também deve ganhar uma versão para o cinema, já que os direitos de adaptação foram comprados por uma produtora de Milão.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios