Notícias

FÓRMULA 1: Felipe Massa da Ferrari quebra jejum e volta ao pódio; Vettel vence no GP do Japão

Acabou o supejejum de Felipe Massa. O brasileiro fez uma bela corrida na madrugada deste domingo, contou com abandonos de pilotos que largaram em sua frente, terminou o GP do Japão com a segunda colocação e voltou ao pódio após 35 provas. Ele não terminava uma corrida entre os três primeiros desde 2010. Na frente, o alemão Sebastian Vettel venceu de ponta a ponta, aproveitou o abandono de Fernando Alonso e colou de vez na briga pelo título da temporada. Correndo em casa, o japonês Kamui Kobayashi completou o pódio.

Felipe Massa não chegava ao pódio desde o dia 24 de outubro de 2010, quando foi o terceiro colocado no Grande Prêmio da Coreia do Sul. O resultado deste final de semana ainda é o melhor desde o GP da Alemanha do mesmo ano, disputado em 25 de julho. Resta agora apenas um jejum ao brasileiro, que não vence uma corrida desde o GP do Brasil de 2 de novembro de 2008.

O resultado, porém, segue confirmando a boa recuperação de Massa na temporada. Depois de fazer apenas 25 pontos nas 11 primeiras corridas e ver seu futuro na Ferrari ser colocado como incerto, o brasileiro acordou depois das ‘mini-férias’ da Fórmula 1. Felipe já havia sido 5º colocado na Bélgica, 4º na Itália – só não chegou ao pódio porque deixou o companheiro Fernando Alonso ultrapassá-lo – e 8º em Cingapura. Assim, ele anotou mais 44 pontos nas últimas cinco provas, chegou 69 e é o nono colocado no Mundial.

Toda essa melhora deve render em breve a renovação de contrato de Massa com a Ferrari. O piloto brasileiro tem vínculo com a escuderia italiana só até o fim do ano e já tinha visto diretores ferraristas cobrando um bom desempenho para poderem estender o acordo. Para ajudar, o mexicano Sergio Pérez que parecia ser o principal rival do brasileiro na briga pelo emprego, assinou recentemente com a McLaren.

"Estou muito feliz. Acho que foi uma corrida sensacional. Eu estava precisando, com certeza. Fazia um tempo grande que eu não subia no pódio. Acho que isso é motivo para mostrar que eu tenho muito que fazer ainda aqui na Fórmula 1, muitos resultados bons por vir. Agora, é se concentrar nisso e trazer mais pódios, vitórias e bons resultados. Isso é muito importante para mim e para o meu futuro. Estou feliz, emocionado e mais motivado para fazer ainda mais pela frente”, disse Massa após a corrida.

Na madrugada deste domingo, Felipe Massa saiu apenas no décimo lugar no grid, mas teve uma ótima largada. Após ver o companheiro Fernando Alonso e o australiano Mark Webber rodando em sua frente – o espanhol teve que abandonar a prova logo na primeira curva -, o brasileiro conseguiu se desvencilhar de todos os acidentes e logo assumiu a quarta colocação.

Massa ainda contou com um ótimo trabalho de pit stop da Ferrari e, logo na primeira parada, ganhou as posições de Button e Kobayashi para assumir o segundo lugar. O brasileiro manteve um ritmo quase constante e não teve a colocação incomodada até o fim da prova. Por outro lado, porém, Felipe também não conseguiu se aproximar de Vettel na liderança.

O alemão venceu a prova no GP do Japão e pôde comemorar um fim de semana perfeito. Com o lugar mais alto do pódio e com o abandono de Fernando Alonso, Vettel colou no espanhol na liderança do Mundial de pilotos. Agora, o piloto da Ferrari tem apenas quatro pontos de vantagem na frente (194 a 190).

Com a disputa na frente sem muitas emoções, a briga pelo terceiro lugar foi a que mais empolgou no GP do Japão. Correndo em casa, o nipônico Kamui Kobayashi também aproveitou bem os problemas dos rivais na largada e colocou sua Sauber nas terceira colocação logo após o primeiro pit-stop. Depois, resistiu bravamente aos ataques de Jenson Button e conseguiu garantir o seu primeiro pódio na Fórmula 1. Esta é a terceira temporada do japonês na principal categoria do automobilismo mundial.

Já Bruno Senna não deu a mesma sorte do compatriota Massa e do japonês Kobayashi. Logo na largada, tocou o carro de Nico Rosberg e teve de ir aos boxes para trocar o bico. Para piorar, ainda foi punido por conta do acidente com o alemão e teve que cumprir um drive-trough. No fim, acabou apenas com a 14ª colocação, sem pontuar pela segunda corrida consecutiva.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios