Notícias

Presidente italiano Giorgio Napolitano responde a crítica de Berlusconi por fim de imunidade

O presidente da República da Itália, Giorgio Napolitano, respondeu à provocação do premier Silvio Berlusconi dizendo que está do lado "da Constituição", e que trabalha com "absoluta imparcialidade e em espírito de leal colaboração institucional".

Ao comentar a decisão tomada pela Corte Constitucional de derrubar o chamado Laudo Alfano, lei aprovada no ano passado que dava imunidade penal aos quatro cargos políticos mais importantes do país, Berlusconi afirmou que sabia "de que lado estava o chefe de Estado".

 

"Temos juízes da Corte Constitucional eleitos por três chefes de Estado de esquerda, que fazem" do tribunal "não um órgão de garantia, mas político", acrescentou o premier. 
 

"Todos sabem de que lado está o presidente da República. Do lado da Constituição, exercitando suas funções com absoluta imparcialidade e em espírito de leal colaboração institucional", diz, em resposta, uma nota difundida pelo palácio Quirinale, sede da presidência da Itália. 
 

Em seguida, o primeiro-ministro afirmou que não se importava com as palavras de Napolitano. "Não me interessa o que disse o chefe de Estado. Me sinto enganado e não me interessa. Ponto final." 
 

Sobre a queda da lei que lhe permitia não enfrentar os processos judiciais nos quais é réu, Berlusconi revelou que já esperava o resultado. "Nunca acreditei que esta Corte aprovaria o Laudo Alfano, disse isso a todos os meus colaboradores", complementou. 
 

O premier culpou a oposição pela decisão, que, segundo ele, foi política. "Estamos absolutamente convencidos, mesmo após esta decisão, da necessidade de salvaguardar a Itália e os italianos desta esquerda que se apoderou da Corte Constitucional e produziu uma sentença absolutamente política", ponderou.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios