Notícias

Banco Central Europeu volta a comprar novos títulos das dívidas públicas da Itália

O Banco Central Europeu (BCE) voltou a comprar novos títulos das dívidas públicas da Itália e da Espanha no mercado secundário. 

A medida já teve impacto no mercado europeu nesta manhã, tendo como consequência uma queda nos spread entre os títulos do Tesouro italiano (BTP) a 10 anos e os títulos alemães (Bund). 

A nova rodada de compras tem como objetivo refinanciar a dívida italiana e espanhola, cuja proporção em relação à produção interna tem levado temor aos mercados. 

A chefia do BCE, atualmente sob o francês Jean-Claude Trichet, será trocada em novembro pelo italiano Mario Draghi, que, segundo o jornal Financial Times, terá liberdade para adotar uma nova estratégia do banco com relação à crise. 

Em entrevista à publicação norte-americana, o economista Julian Callow, da Barclays Capital, declarou que acredita que Draghi será mais "audaz" que o atual presidente do BCE na tomada de decisões em matéria de política monetária. 

"O passado ensina que os economistas no timão de um banco central não têm medo de tomar decisões corajosas. Quando a lógica o impõe, assim agem", afirmou Callow. 

Para o jornal, porém, o economista italiano pode adotar uma linha ainda mais "leve" com relação aos governos da União Europeia (UE). 

Gilles Moec, economista do Deutsche Bank para a Europa, acredita que Trichet "foi muito combativo com os líderes da UE, às vezes rude e brusco". "Mas provavelmente, no futuro, haverá necessidade de uma política mais cômoda por parte do BCE", acrescentou.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios