
A tenista italiana Jasmine Paolini derrotou a norte-americana Coco Gauff, por 2 sets a 0, e fez história ao conquistar o título do WTA 1000 de Roma.
Empurrada pela torcida, incluindo o presidente da Itália, Sergio Mattarella, a toscana entrou em quadra decidida a pressionar a adversária e levou apenas 1h30 para fechar o placar em 6/4 e 6/2.
“Acabou”, gritou Paolini, logo após o ponto da vitória.
A comemoração incontrolável da jogadora foi seguida de pulos em campo. A italiana correu para os braços de seus pais, enquanto todos presentes nas arquibancadas a aplaudiram.
A última vez que uma italiana venceu o torneio foi há 40 anos, em 1985, com a tenista Raffaella Reggi. Paolini já havia feito história ao ter se tornado a terceira jogadora italiana a chegar à final em Roma na Era Aberta, depois de Reggi (1985) e Sara Errani (2014).
“Estou muito feliz, é uma alegria enorme e estou aproveitando ao máximo. Foi o dia em que me senti melhor. Agradeço ao presidente Mattarella, estou muito feliz por ele ter vindo aqui. Foi uma honra”, celebrou ela em entrevista à Sky após a vitória.
O título de Roma é o segundo em nível WTA 1000 da carreira da italiana, que também foi campeã no WTA 1000 de Dubai (Emirados Árabes Unidos) em 2024.