Variedades

Norte da Itália tem a melhor qualidade de vida do país

O norte da Itália lidera a mais nova edição do ranking de cidades com a melhor qualidade de vida do país, elaborada pelo jornal Il Sole 24 Ore.

Bolzano, no Trentino-Alto Ádige, oferece o melhor no setor a idosos; já Gorizia, no Friuli-Veneza Giulia é a ideal para jovens, enquanto Lecco, na Lombardia, é a mais indicada para crianças.

O município trentino venceu a classificação para a faixa etária com mais de 65 anos ao se distinguir pelo baixo consumo de medicamentos para doenças crônicas – a maior despesa social para idosos -, assim como por apresentar uma alta incidência de bibliotecas.

Já Gorizia, que carrega o título de Capital Europeia da Cultura em 2025, é uma cidade universitária na fronteira entre Itália e Eslovênia que se destaca pelo número de atrações culturais aos jovens, pela oferta de vagas de emprego definitivas e por ter uma das menores médias de idade entre mulheres no nascimento do primeiro filho (31,6 anos, em comparação com a média nacional, de 32,6).

Por sua vez, a lombarda Lecco tem a melhor qualidade de vida para crianças graças ao bom índice de menores em atividades esportivas, além de seu resultado positivo em matéria escolar e pela baixa incidência de delitos praticados por menores.

No sul do país, duas cidades da Sicília se destacam: Trapani é a referência para o bem-viver entre idosos e Caltanissetta, para crianças. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios