Notícias

Governo italiano veta definitivamente uso de celulares no ensino médio

O Ministério da Educação da Itália esticou para alunos do ensino médio a proibição do uso de celulares em sala de aula durante o horário escolar.

A medida entrará em vigor a partir do próximo ano letivo.

De acordo com Giuseppe Valditara, chefe da pasta, a atualização da norma foi assinada com base em pesquisas que apontaram diversos efeitos negativos que o uso excessivo dos smartphones pode ter na saúde e no bem-estar dos adolescentes e em seus desempenhos.

“Existem cada vez mais estudos sobre a necessidade de adotar políticas capazes de combater os fenômenos preocupantes que tais pesquisas evidenciam”, declarou o político italiano.

As instituições de ensino no país europeu precisarão atualizar seus regulamentos, bem como estabelecer sanções disciplinares para quem infringir a proibição.

O uso do celular pelos alunos só será permitido caso for “estritamente funcional ao desempenho eficaz das atividades pedagógicas dentro das diretrizes específicas do setor”.

Outros dispositivos eletrônicos, como tablets e laptops, também continuarão sendo permitidos, mas exclusivamente para fins educacionais, de acordo com os métodos planejados pelas escolas no exercício da autonomia docente. 
   

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios