Notícias

“2026 será ano da retomada global da montadora italiana Fiat”, diz CEO

O CEO da marca Fiat no grupo Stellantis, Olivier François, assegurou que 2026 será o ano da “grande retomada global” da montadora de Turim, no norte da Itália.

A declaração foi dada durante uma espécie de pré-estreia do Fiat 500 híbrido na histórica fábrica de Mirafiori, na capital do Piemonte. A produção do modelo, aposta da Stellantis para impulsionar a indústria automotiva italiana, começará em novembro, com previsão de 5 mil unidades já em 2025 e meta de atingir mais de 100 mil por ano.

“2026 será o ano da grande retomada global da Fiat. A cabeça de todo o plano está aqui em Turim. O coração. O 500 será ‘made in Mirafiori’ e ‘made in Italy'”, declarou François, deixando para trás o período de tensão com o governo italiano por conta dos investimentos da Stellantis no país.

O 500 híbrido deve ser apresentado durante o Festival de Cinema de Turim, em novembro, e ganhará uma edição especial em homenagem à cidade natal da Fiat, nas cores amarelo e azul. “O 500 é o carro mais premiado na história da Fiat e amado no mundo todo. Uma pequena joia e também um manifesto”, acrescentou o executivo.

Pilar do setor automotivo na Itália, a Fiat está presente no mundo todo, com destaque para o Brasil, onde é líder de mercado. Apenas em junho, a montadora emplacou 41.837 unidades em solo brasileiro, com 20,6% de market share.

No acumulado de 2025, a Strada, veículo mais vendido do Brasil há quatro anos consecutivos, segue em primeiro lugar, com 62.702 unidades comercializadas e 5,5% de participação de mercado.  Outros dois modelos também aparecem no top 10 no ano: o Argo, na quarta posição, com 44.467 emplacamentos, e o Mobi, em sétimo lugar, com 33.231.

“Isso é resultado de um trabalho incessante para atender todas as necessidades do público, oferecendo produtos ricos em tecnologia, performance e com preços competitivos. Mais do que vender carros, a Fiat lidera movimentos e acompanha a evolução da mobilidade no Brasil”, disse Frederico Battaglia, vice-presidente da marca para a América do Sul, em comunicado divulgado pela Stellantis.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios