
A alta representante da União Europeia para Política Externa, Kaja Kallas, anunciou que o bloco chegou a um acordo com Israel para ampliar o acesso humanitário na Faixa de Gaza.
Segundo ela, o acordo inclui “a abertura de novas rotas pelo enclave, a entrada de caminhões com suprimentos e alimentos, o reparo das infraestruturas vitais e a proteção de funcionários em causa humanitária”.
“Contamos com o fato que Israel mantenha todos os termos acordados”, disse Kallas.
Em nota divulgada pelo Serviço Europeu para a Ação Externa (Seae), a UE ressaltou que a partir do “diálogo construtivo entre o bloco e Israel, este último concordou com medidas significativas para melhorar a situação humanitária na Faixa de Gaza”.
“Essas medidas foram ou serão implementadas nos próximos dias, com o entendimento compartilhado de que a ajuda em larga escala deve ser entregue diretamente à população e que medidas continuarão a ser tomadas para garantir que não haja desvio de ajuda para o Hamas”, esclarece o comunicado.
A UE ainda destacou que “está pronta para coordenar todos os assuntos humanitários relevantes, agências da ONU e ONGs presentes no território a fim de garantir a rápida implementação dessas medidas urgentes”, acrescentando que “reforça o seu apelo por um cessar-fogo imediato e a libertação de todos os reféns”, além de apoiar “os esforços de mediação do Egito, Catar e Estados Unidos”.