
Famosa por servir de esconderijo para apaixonados, a “Via dell”Amore”, em Cinque Terre, no sul da Itália, foi atingida por uma tragédia: um turista australiano, de 26 anos, perdeu a vida ao cair no mar, após uma discussão com a namorada.
Informações preliminares apontam que o jovem teria caído de um penhasco de mais de 10 metros de altura.
A Autoridade Portuária de La Spezia está atualmente tentando reconstruir as circunstâncias, mas não descartou a possibilidade de ter sido um ato impulsivo, motivado pelo calor do momento, ou até mesmo um deliberado.
De acordo com a polícia, o casal estava de férias na Itália e foi visto discutindo pouco antes do acidente, perto da entrada da trilha de cartões-postais no Parque Nacional de Cinque Terre, entre as vilas de Riomaggiore e Manarola, um destino internacional popular entre casais por sua paisagem romântica com vista para o Mar da Ligúria.
A trilha, com vista para o mar, é delimitada por uma grade de segurança recentemente reformada após anos de modernização, concluída apenas no verão passado. No entanto, acredita-se que o jovem teria despencado ou saltado do penhasco.
Após a queda, a própria namorada da vítima acionou as autoridades. O corpo sem vida do australiano foi recuperado logo em seguida por um barco de patrulha da Guarda Costeira, que chegou ao local juntamente com o Corpo de Bombeiros, os carabineiros, equipes de resgate e duas ambulâncias públicas.
A mulher, cuja identidade não foi revelada, foi levada ao Hospital Sant’Andrea, em La Spezia, em estado de choque.
A expectativa é de que o Ministério Público de La Spezia solicite uma autópsia para determinar se a morte do jovem foi causada por afogamento ou possivelmente por uma colisão com a parede rochosa. Uma investigação foi aberta.
Considerado uma das principais atrações do litoral do país, o “caminho do amor”, na tradução em português, ganhou fama romântica porque na época em que foi construído, meados de 1920, servia de esconderijo para jovens apaixonados. Patrimônio mundial, o local foi restaurado com um investimento superior a 23 milhões de euros.