Notícias

Festival de Cinema de Veneza 2025 exibirá 18 clássicos restaurados

A 82ª edição do Festival de Cinema de Veneza, que acontece de 27 de agosto a 6 de setembro, exibirá 18 clássicos restaurados, incluindo obras de diretores italianos, do espanhol Pedro Almodóvar, dos americanos Stanley Kubrick e Joseph L.

Mankiewicz, e do polonês Krzysztof Kieślowski, anunciaram os organizadores.

Os filmes serão exibidos na seção “Veneza Clássicos”, cuja programação busca “combinar os grandes clássicos consagrados com a redescoberta de títulos e autores injustamente esquecidos”, afirmou Alberto Barbera, diretor artístico do festival, em um comunicado.

Neste ano, a seção dedicada à recuperação e exibição de grandes títulos do patrimônio cinematográfico mundial inclui clássicos da Europa, Ásia e América, restaurados por cinematecas e instituições culturais de todo o mundo.

Segundo nota oficial, o objetivo é recapturar parte da riqueza do grande cinema, sem descuidar da atenção aos seus gêneros, como testemunham, por exemplo, os quatro filmes italianos da seleção: “Roma ore 11”, de Giuseppe De Santis; “Lo spettro”, de Riccardo Freda sob o pseudônimo de Robert Hampton; “Il magnifico cornuto”, de Antonio Pietrangeli; e “Ti ho sposato per alegria”, dirigido por Luciano Salce, que adaptou o romance homônimo de Natalia Ginzburg para a tela com Monica Vitti no papel principal.

Já Almodóvar retorna a Veneza com “Matador” (1986), uma de suas primeiras obras e que reflete seu estilo provocador e ousado, enquanto Kubrick, um dos diretores mais influentes da história do cinema, é representado com Lolita (1962), adaptação do polêmico livro de Vladimir Nabokov.

Por sua vez, Mankiewicz é representado com “A Casa dos Estranhos” (1949), com Edward G. Robinson.

A lista ainda inclui obras restauradas de outros grandes cineastas como Krzysztof Kieślowski (“Chance Cega”), Manoel de Oliveira (“Aniki-Bóbó”), Tsai Ming-liang (“Vive l’amour”), Bahram Beyzai (“Bashu, o Pequeno Estranho”) e Marcel Carné (“Cais das Sombras”).

O diretor Tommaso Santambrogio será o responsável por presidir o júri que concederá os prêmios “Venice Classics” para as respectivas competições de “Melhor Filme Restaurado” e “Melhor Documentário sobre Cinema”, cuja composição conta com 24 estudantes de cinema de universidades italianas.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios