Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Jimmy Fontana
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Editorias > Música Italiana > Jimmy Fontana
Música Italiana

Jimmy Fontana

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

Jimmy Fontana, ou melhor, Enrico Sbricolli, é fruto de uma paixão pelo jazz. Com pouco mais de vinte anos, Jimmy saiu de sua província para participar de uma das mais famosas bandas de jazz de Roma, onde teve a sorte de conhecer um músico que se tornou uma das pessoas mais importantes de sua carreira: Enio Morricone. Apresentado por Morricone à RCA, Jimmy assinou seu primeiro contrato com a mesma, que era responsável pelos maiores nomes da música italiana naqueles anos 60. Logo Jimmy escreve seu primeiro grande sucesso: "Non te ne Andare". Porém é em 65 que ele é reconhecido internacionalmente com a canção que é sua marca registrada até hoje, "Il Mondo", que tem mais de cem regravações diferentes por todo o mundo.

Sua produção musical teve muitos momentos de grande inspiração, culminando com mais outros sucessos como "La Mia Serenata"(67), "Guantanamera", "Pensiamoci Ogni Sera"e "La Nostra Favola"(69), além de "L'Ultima Occasione" ( interpretada por Mina e Tom Jones.

https://www.provincia.biella.it/

Jimmy Fontana foi o vencedor do Festival Mundial da Canção (Rio, 68) e do Festival de San Remo de 71 com a pérola "Che Sarà", canção que se tornou o símbolo da música ligeira italiana, escrita em parceria com Franco Migliacci e interpretada por nada menos que José Feliciano.

Em 82 apresenta no Festival de San Remo uma canção particularmente alegre, que obtém logo um grande sucesso, "Beguine". Nessa ocasião teve a felicidade de reencontrar seus amigos Ricardo Del Turco, Nico Fidenco e Gianni Meccia, que juntos dão vida e voz ao SuperQuatro, uma formação que nasceu de uma iniciativa de Jimmy para reviver aqueles anos 60, mantendo a chama da jovialidade na música italiana em sua época mais fértil.

Sua última música de sucesso foi escrita especialmente para o programa "Domenica In", no período de 95/96, consagrando-o definitivamente como um dos mais importantes artistas italianos do pós-guerra.

Seus filhos Luigi, Andrea e Roberto também estão empenhados em manter o nome da família artisticamente (somente Paola, única filha, não seguiu a carreira do pai famoso, sendo hoje uma médica cirurgiã). Assim a família Fontana continua a levar, com suas vozes, emoção, sentimentos e amor a todos aqueles que gostam da boa música italiana.

Você pode se interessar também por ...

Fabio Botto Farhan: Bancária vence o concurso “Mamma Italiana Gold 2014”
LUTO: Morre o famoso professor italiano, Pierluigi Piazzi
“Calcio”: Copa da Itália definirá próximos semifinalistas
Festival de Sanremo homenageia atriz italiana Monica Vitti
Fábio Botto Farhan: Marco Muller é escolhido como novo diretor artístico do Festival de Roma
TAGGED:Cantores ItalianosChe SaràEnio MorriconeEnrico SbricolliFestival de San RemoFestival Mundial da CançãoFranco MigliacciGuantamaneraIl MondoJimmy FontanaJosé FelicianoL'Ultima OccasioneLa Mia SerenataLa Nostra FavolaNon te ne AndaraPensiamoci Ogni SeraÚltimas Notícias
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Desabamento de prédio após explosão deixa mortos e feridos na Itália

Fabio Botto
Fabio Botto
6 de junho de 2026
Ex-prefeito de Veneza é indiciado por suposta fraude em gastos eleitorais
Migrantes teriam sido queimados vivos por se recusarem a dividir quarto entre 10
Inter de Milão e Monza abrirão temporada 2026/27 da Série A do Campeonato Italiano
Papa Leão XIV pede fim das “narrativas divisivas” em visita à Espanha
Cidade de Pollica, na Campânia, é eleita a melhor praia da Itália em 2026
Itália dá 1º passo para reintroduzir energia nuclear “sustentável”
Bunker da máfia com extenso túnel de fuga é descoberto no sul da Itália
União Europeia diz apoiar carta aberta de Zelensky para reunião com Putin
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?