Notícias

Presidente italiano Mattarella faz alerta contra violência: “Se vence com diálogo”

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, reuniu-se com a família de Willy Monteiro Duarte para condenar a violência em sociedade no mês que marca os cinco anos do brutal assassinato do jovem, que “nunca será esquecido”.

“Willy é um dos nossos meninos mortos por violência cega, insensata e brutal, enquanto tentava defender um amigo para evitar uma briga”, afirmou Mattarella durante a cerimônia em Colleferro, cidade próxima a Roma, onde o rapaz de 21 anos foi espancado até a morte ao tentar apartar uma rixa.

“Ele queria evitar a violência e a violência explodiu contra ele”, acrescentou o chefe de Estado italiano, reforçando que o encontro dedicado ao quinto ano do falecimento de Duarte acontece porque “não queremos esquecer”.

“A violência se vence pela solidariedade e pelas relações humanas, pela inclusão e pelo diálogo”, falou ainda.

Para Mattarella, “a história de uma comunidade é marcada por acontecimentos felizes, mas também por lutos, lacerações e sacrifícios que abalam as consciências”.

“Willy é um italiano exemplar e, por isso, recebeu a medalha de ouro por bravura civil em memória ao seu gesto de coragem e altruísmo”, destacou o presidente.

“Recordamos com carinho [a imagem de] Willy com sua família e amigos e não iremos esquecê-lo”, concluiu Mattarella, cujas palavras emocionaram a mãe do jovem assassinado, Lucia Monteiro Duarte.

Filho de imigrantes de Cabo Verde, mas nascido na capital italiana, Duarte era estudante de hotelaria e trabalhava como ajudante de cozinha em um hotel em Artena, vizinha a Colleferro.

Na madrugada entre 5 e 6 de setembro de 2020, tentou apartar uma briga envolvendo um amigo e foi espancado até a morte.

Segundo testemunhas, alguns dos agressores até pularam sobre o corpo inerte do jovem.

Cerca de um mês depois do crime, Mattarella concedeu uma medalha póstuma de “valor cívico” por causa do altruísmo de Willy na defesa de seu amigo.

Em março deste ano, Marco Bianchi, um dos responsáveis pelo assassinato de Duarte, foi condenado à prisão perpétua pelo crime, enquanto seu irmão, Gabriele, pegou 28 anos de cadeia.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios