Notícias

Processo por queda de teleférico na Itália termina sem prisão

Quatro anos após a queda da cabine do teleférico de Stresa-Mottarone, perto de Turim, no norte da Itália, que matou 14 pessoas, o processo judicial contra cinco acusados foi concluído com três condenados a penas leves e duas absolvições.

Um tribunal de Verbania aceitou um acordo judicial proposto pelas defesas para sentenciar Luigi Nerini, dono da empresa Ferrovie del Mottarone, que operava o teleférico, a três anos e 10 meses; Enrico Perocchio, diretor da companhia, a quatro anos e 11 meses; e Gabriele Tadini, chefe de serviço da estrutura, a quatro anos e cinco meses.

essas penas, nenhum dos três irá para o regime aberto, e eles poderão descontar as sentenças por meio de serviços sociais. Além disso, a corte absolveu Martin Leitner, CEO da Leitner, fabricante do teleférico, e Peter Rabanser, responsável pelo serviço ao consumidor da mesma empresa.

“Esse é o valor que dão para a vida das pessoas”, ironizou Vincenza Minutella, mãe de Silvia Malnati, uma das 14 vítimas da tragédia.

Nerini, Perocchio e Tadini foram condenados por atentado à segurança dos transportes pelo fato de a Ferrovie del Mottarone ter deixado no teleférico um dispositivo que bloqueava a ativação do freio de emergência, recurso que poderia ter impedido o desastre.

“Esse não é o melhor resultado, mas é uma solução adequada. Estamos cientes da profundidade da dor dos familiares das vítimas, mas o processo penal não pode ter como objetivo restituir nada ou atenuar a dor”, disse o procurador de Verbania, Alessandro Pepè. Em 23 de maio de 2021, uma cabine do teleférico de Stresa-Mottarone despencou em alta velocidade após o rompimento de um cabo de tração e se chocou contra uma torre, caindo em seguida de uma altura de 20 metros.

Das 15 pessoas a bordo, apenas uma, o menino Eitan Biran, hoje com nove anos de idade, sobreviveu.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios