Notícias

Câmara dos Deputados da Itália homenageia Charlie Kirk e causa polêmica

A Câmara dos Deputados da Itália homenageou o influenciador Charlie Kirk, morto em 10 de setembro em um evento em Utah.

A cerimônia, que foi solicitada pelo líder do partido de direita Irmãos da Itália (FdI) na casa, Galeazzo Bignami, foi aberta pelo parlamentar Alessandro Amorese (FdI) e marcada por um choque de opiniões.

“É justo ter solicitado esta homenagem. Devemos ser os primeiros a dar o exemplo, condenando o ódio político que ainda hoje se alastra”, disse o deputado italiano.

Gianni Cuperlo, do Partido Democrata (PD), principal força de oposição do país, condenou o assassinato do americano, mas Riccardo Ricciardi, da legenda antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S), avaliou que muitos parlamentares não sabiam quem era Kirk antes de sua morte.

“Não quero jogar este jogo sórdido, mas muitos de vocês, até algumas semanas atrás, nem sabiam quem era Kirk. Usem esse cara, e tenho certeza de que alguns de vocês esfregarão as mãos”, declarou.

Na visão de Angelo Bonelli, que informou à polícia o paradeiro da deputada federal Carla Zambelli em Roma e lidera a Aliança Verdes e Esquerda (AVS), o caso envolvendo Kirk “está sendo explorado” e avaliou que isso “é intolerável”.

Já Riccardo Molinari, líder da Liga na Câmara dos Deputados, lembrou em seu discurso que o influenciador “poderia ser qualquer um de nós”.

“Esperava um senso geral de empatia no debate, o que infelizmente não aconteceu. Tivemos declarações que não condenaram o ato, mas tentaram criar um sentimento negativo em relação às palavras de Kirk, como se promover certas ideias ou princípios tornasse um assassinato menos sério. Isso é intolerável”, afirmou o político.

Kirk foi assassinado no dia 10 de setembro durante um evento da Universidade do Vale do Utah, nos Estados Unidos. O atirador Tyler Robinson acertou fatalmente o pescoço do norte-americano e chegou a fugir, mas foi detido pelas autoridades locais. Ele, no entanto, não assumiu a autoria do crime.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios