
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, se reuniu com o presidente da Ucrânia, Voldymyr Zelensky, à margem de uma reunião com lideres europeus, em Copenhague, na Dinamarca.
Segundo fontes italianas, o encontro entre os líderes ocorreu antes de Meloni retornar a Roma para uma reunião de gabinete sobre o projeto financeiro e econômico para o orçamento de 2026.
Relatos apontam que a premiê italiana antecipou a conversa pois não poderá participar da cúpula do E5, com o Reino Unido, Dinamarca, França e Alemanha, sobre a situação na Ucrânia.
“Discutimos os potenciais riscos e ameaças da Rússia à luz das recentes violações do espaço aéreo europeu e como responder a desafios comuns. Estamos prontos para compartilhar nossa experiência neste assunto”, escreveu Zelensky no X.
O presidente ucraniano destacou ainda que ele e Meloni também falaram sobre “garantias de segurança, preparativos para a próxima reunião da Coalizão dos Dispostos e contatos com o presidente [Donald] Trump”.
“Agradeço à Itália por seu apoio incondicional à Ucrânia”, concluiu.
Logo depois, Zelensky chegou a declarar que a Rússia sempre teve como objetivo “destruir o Ocidente e a Europa”.
“Os recentes incidentes com drones na Europa são um sinal claro de que a Rússia ainda se sente ousada o suficiente para intensificar esta guerra. E nunca foi apenas pela Ucrânia. A Rússia sempre teve como objetivo destruir o Ocidente e a Europa em particular”, finalizou.