Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: POLÊMICA: Campanha pede que Vaticano pague impostos
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > POLÊMICA: Campanha pede que Vaticano pague impostos
Notícias

POLÊMICA: Campanha pede que Vaticano pague impostos

Fabio Botto
Compartilhar
Campanha pede que Vaticano pague impostos
Compartilhar

Campanha pede que Vaticano pague impostos Os protestos contra os benefícios fiscais da Igreja, que nestes dias de crise provocam amplos debates, desembarcou na Internet com uma página no Facebook que, em poucas horas, teve a adesão de 40 mil pessoas sob o título inequívoco "Vaticano, pague pela manobra financeira" (Vaticano pagaci tu la manovra finanziaria). A montagem fotográfica no canto superior esquerdo, com uma pequena imagem de Bento XVI que parece lançar um punhado de dólares, causou uma onda de comentários, em sua maioria pedindo para o Vaticano colocar a mão nos bolsos para pagar a sua parte e no Facebook há várias solicitações para aplicar o imposto predial (ICI) às propriedades vaticanas.

https://www.provincia.biella.it/

Os perfis revelam que as mensagens foram escritas tanto por laicos como por católicos, gente de esquerda e gente que não é.

A iniciativa, que começou após uma advertência contra a evasão fiscal do cardeal Angelo Bagnasco, foi de Alessandro, um profissional independente da informática oriundo de Parma, junto com um grupo de amigos de toda a Itália, que compartilha sua profissão e habilidade na rede.

"Pago muitos impostos e batalho para pagá-los no prazo. Não sou anticlerical: fui batizado, fiz a comunhão e fui crismado. Não frequento a Igreja aos domingos porque me parece anacrônico e acho que não é isso que nos torna bons cristãos", comentou.

"Não tenho preconceitos contra a Igreja, acrescentou. Só afirmo que na Itália existem muitos privilégios, quase sempre herdados da Concordata (acordo entre a Itália e o Vaticano, ndr), que colidem com a atual crise econômica e que deveriam ser revistos".

Na mira está a isenção do ICI sobre um patrimônio imobiliário que alguns estimam em 115 mil edifícios, em sua maioria de grande valor.

O jornal católico Avvennire respondeu e, por exemplo, disse que "um dos erros mais grosseiros é confundir o Vaticano – que é um Estado estrangeiro, com a CEI (Conferência Episcopal Italiana), que reúne os bispos italianos". Entre outros comentários, alguns também defendem que tirar dinheiro do Vaticano seria como tirar dinheiro dos pobres.

Você pode se interessar também por ...

COMISSÃO TRIBUTÁRIA: Estilistas italianos Dolce e Gabbana são condenados por sonegação fiscal
Cartola pede ajuda do governo italiano para manter Giovinazzi na F1
Aviões que atacarão a Líbia realizam primeira missão
Lula disse que já decidiu sobre o caso do ex-ativista italiano Cesare Battisti
Itália condena teste nuclear da Coreia do Norte
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Finlândia e Suécia confirmam transferências de solicitantes de refúgio à Itália

Fabio Botto
Fabio Botto
20 de agosto de 2026
Suiça quer devolver 652 migrantes para a Itália
“Guerras são fracasso político e moral”, diz Papa Leão XIV
Vaticano tira padre italiano do comando de paróquia após ele transformar igreja em abrigo para 200 migrantes
Praia italiana que separa homens e mulheres bate recorde de público
Corpos de vítimas de queda de avião na Itália são achados abraçados
O lugar secreto onde a Itália está construindo o euro digital
Itália vive “onda” de feminicídios com seis casos em quatro dias
Mulher de 28 anos morre na Itália após engasgar com fatia de bacon
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?