
O vice-premiê da Itália e ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani, exaltou o idioma italiano como forma de reforçar a presença do país no mundo, seja no âmbito cultural ou econômico.
“Termos como ‘Renascimento’, ‘dolce vita’ e ‘lírica’ são usados em todo o mundo porque revelam tesouros de beleza, mas também impulsionam nossa economia. A língua italiana é uma ferramenta extraordinária para promover o nossa nação”, afirmou Tajani.
Segundo o vice-premiê, como “a musicalidade do italiano agrada a todos”, o interesse em conhecer o idioma “também tem crescido”.
“Tudo isso nos ajuda a expandir nossa presença industrial global e nossos produtos. O Made in Italy é popular e as exportações são cruciais para a nossa economia “, observou Tajani, lembrando que a venda de produtos exportados atingiu 623 bilhões de euros.
“Queremos chegar a 700 bilhões de euros, e as exportações, incluindo aquelas em língua italiana, representam um recurso extraordinário para todos nós”, falou o ministro, que condenou o uso de palavras e expressões estrangeiras por nativos de seu país no lugar do idioma local.
“Não é provincialismo querer falar italiano, mas é conservar a própria identidade”, explicou Tajani, que vê na língua materna uma chave “para o futuro”, no sentido de “favorecer as exportações e a internacionalização” da Itália.