
A Itália derrotou a Estônia por 3 a 1, em Tallinn, e ficou perto de assegurar uma vaga na repescagem das Eliminatórias da Uefa para a Copa do Mundo de 2026, porém viu diminuírem as chances de alcançar a líder Noruega.
Jogando contra a segunda pior seleção do grupo I, a Azzurra abriu o placar logo aos quatro minutos de partida, em bela jogada de Moise Kean dentro da área.
Aos 28, o ítalo-argentino Mateo Retegui desperdiçou uma chance de ampliar a vantagem ao perder um pênalti, porém o atacante se redimiu 10 minutos depois e, com uma finalização na linha da pequena área, anotou o segundo da Itália.
Já aos 29 da etapa complementar, Francesco Pio Esposito recebeu de Leonardo Spinazzola dentro da área e, de primeira, fez o terceiro dos tetracampeões mundiais. Logo em seguida, Gianluigi Donnarumma falhou e deixou a bola escapar nos pés de Rauno Sappinen, que marcou o gol de honra da Estônia.
Com a vitória, a Itália tem agora 12 pontos em cinco partidas no grupo I, contra 18 da Noruega, que já soma seis jogos e goleou Israel por 5 a 0 neste sábado.
A Azzurra fechará sua campanha nas Eliminatórias contra os nórdicos em 16 de novembro, em casa, e poderia até igualar a pontuação dos líderes, porém a Noruega tem uma vantagem virtualmente insuperável no saldo de gols: 26 a 7.
Outra possibilidade para a Itália seria torcer para um tropeço dos noruegueses em casa diante da Estônia, em 13 de novembro, e ganhar os três jogos que lhe faltam.
O próximo será contra Israel, em 14 de outubro, em Údine, partida que deve ser alvo de protestos por conta da guerra na Faixa de Gaza, paralisada por um cessar-fogo na última sexta-feira (10).
Os israelenses estão em terceiro no grupo I, com nove pontos e um jogo a mais que a Itália, que, se ganhar, terá vaga garantida ao menos na repescagem. “Se ganharmos de Israel, eles estarão fora da disputa e poderemos nos concentrar nos playoffs”, declarou o técnico Gennaro Gattuso.
A seleção tetracampeã do mundo não disputa uma Copa desde 2014 e, nas últimas duas Eliminatórias, foi derrotada na repescagem por Suécia e Macedônia do Norte, respectivamente.