Catolicismo Romano

Papa Leão XIV celebra “centelha de esperança” no Oriente Médio

O Papa Leão XIV celebrou a “centelha de esperança” no Oriente Médio por conta do acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas.

Em seu Angelus dominical, o pontífice americano pediu que as partes envolvidas “prossigam com coragem o caminho iniciado, rumo a uma paz justa, duradoura e respeitosa das legítimas aspirações do povo israelense e do povo palestino”.

Nos últimos dias, o acordo sobre o começo do processo de paz trouxe uma centelha de esperança para a Terra Santa. Dois anos de conflito deixaram morte e destruição por toda a parte, especialmente no coração daqueles que perderam brutalmente os seus filhos, pais, amigos, tudo. Com toda a Igreja, estou próximo da vossa imensa dor”, afirmou o Papa.

Leão XIV ainda fez um apelo em prol da “cura de todas as feridas” da humanidade e instou à “redescoberta de que o outro não é um inimigo, mas um irmão a quem voltar o olhar, perdoar e oferecer a esperança da reconciliação”.

O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, reiterou a defesa da solução de “dois povos e dois Estados” para o conflito árabe-israelense. “Não haverá uma paz verdadeira enquanto não for feita justiça para todos os povos”, disse.

Recentemente, Israel acusou Parolin de “minar os esforços de paz” por ter criticado as ações do país judeu na Faixa de Gaza, o que fez o Papa sair em defesa de seu “primeiro-ministro”, afirmando que a posição dele é a posição da Santa Sé.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios