Catolicismo Romano

Brasil ganha 1º santuário no mundo dedicado a São Carlo Acutis

A Capela de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, onde ocorreu um milagre atribuído a São Carlo Acutis foi elevada oficialmente ao status de primeiro santuário dedicado ao “santo millennial” no mundo.

Acutis foi canonizado pelo papa Leão XIV no último dia 7 de setembro, o que deu início a uma corrida em dioceses de diversos países, da Argentina à Índia, para homenageá-lo.

Mas coube à Capela Nossa Senhora Aparecida, hoje conhecida como “Capela do Milagre”, o título de primeiro santuário em honra do jovem morto em 2006, aos 15 anos de idade, vítima de uma leucemia fulminante.

O local passará a se chamar Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida – São Carlo Acutis.

Foi ali que, em 2013, o pequeno Matheus Vianna, então com três anos, tocou no pedaço de uma camiseta do adolescente italiano e pediu para não vomitar mais, um problema recorrente provocado pelo pâncreas anular, anomalia congênita rara que fazia o menino regurgitar praticamente tudo que comia.

Matheus pesava apenas nove quilos, mas, após encostar na relíquia, foi curado e passou a comer normalmente, segundo a família e o Vaticano. Reconhecido pela Santa Sé, esse milagre levou à beatificação de Acutis, em 10 de outubro de 2020.

Ao ser elevada a santuário, a capela recebeu um relicário com o pedaço de uma roupa do santo, cuja festa litúrgica também é celebrada neste domingo, Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

O país também já conta com uma paróquia dedicada ao “santo millennial”, situada no Centro Universitário Católico Ítalo-Brasileiro (UniÍtalo), em São Paulo.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios