Notícias

Estilista italiana Maria Grazia Chiuri é anunciada como diretora criativa da Fendi

A estilista italiana Maria Grazia Chiuri foi nomeada a nova diretora de criação da Fendi, seis meses após sua saída da Dior, anunciou a grife de luxo.

De acordo com a Fendi, sua primeira coleção será a de Outono/Inverno 2026-27, com apresentação marcada para a Semana de Moda de Milão, em fevereiro do próximo ano.

A nomeação marca o retorno da estilista à maison, onde trabalhou por 10 anos, entre 1989 e 1999, como designer de acessórios.

Durante esse período, ela foi responsável por liderar o desenvolvimento da bolsa Baguette, um dos modelos mais icônicos da grife.

“Maria Grazia Chiuri é um dos maiores talentos criativos da moda atual, e estou muito feliz que ela tenha escolhido retornar à Fendi para continuar expressando sua criatividade dentro do grupo LVMH, após compartilhar sua visão ousada de moda”, declarou Bernard Arnault, presidente e CEO do Grupo LVMH, proprietário da Fendi.

Chiuri assumirá a direção criativa de todas as linhas da marca — feminina, masculina e alta-costura — com a missão de reestruturar a grife.

“É com honra e alegria que retorno à Fendi, onde tive o privilégio de me desenvolver sob a orientação das fundadoras, as cinco irmãs”, afirmou a estilista, de 61 anos.

Segundo Chiuri, a Fendi tem sido um local de formação “de talentos e o ponto de partida para muitas criadoras, graças à extraordinária capacidade daquelas cinco mulheres de nutrir gerações com visão e expertise”.

Ela sucederá Silvia Venturini Fendi, herdeira dos fundadores da marca, que estava à frente das linhas de acessórios e masculina desde 1994, e havia assumido também as coleções femininas após a saída do estilista britânico Kim Jones, há um ano.

Chiuri fez história ao se tornar a primeira mulher a ocupar o cargo de diretora artística da Dior. Após os estilistas John Galliano e Raf Simons, ela conseguiu impor sua “visão de mulher Dior”, inclusive por meio de colaborações com artistas femininas.

A estilista também chamou atenção ao apresentar seu primeiro desfile para a maison francesa, em outubro de 2016, com uma camiseta branca estampada com a frase: “We should all be feminists” (“Todos deveríamos ser feministas”), inspirada no ensaio da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie.  

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios