Notícias

Japão supera Itália e vence torneio de melhor tiramisù do mundo

O Japão venceu o Troféu Mundial de Tiramisù Profissional, torneio dedicado a um dos doces italianos mais famosos no planeta e realizado neste ano em Roma.

A Itália, origem da sobremesa de mascarpone e café, ficou em segundo lugar, seguida pelo Marrocos.

A confeiteira japonesa Aya Okada, de 29 anos e natural de Ishikawa, conquistou a medalha de ouro com um tiramisù em formato de piano de cauda, decorado com cerejas marrasquino e amarena.

Já segunda colocada, Milena Russo, da cidade italiana de Capo d’Orlando, obteve a prata com a sobremesa “Amor Misù”, criação que combina rosa búlgara, café, framboesa (fruta que também dá o formato do doce) e pimenta rosa, além de biscoitos savoiardi ao alecrim e limão.

Completando o pódio, o marroquino Simon Loutid faturou o bronze com o doce “Nostalgia de um menino”, uma ode à África que leva flor de bissap, evocando os aromas intensos de baunilha e hibisco.

O evento teve confeiteiros provenientes de 10 países, incluindo Austrália, China, Colômbia, França, México, Peru e Senegal, além dos três medalhistas, e cada concorrente teve duas horas para realizar duas versões: uma clássica, apenas com ingredientes tradicionais, e uma inovadora, na qual os competidores puderam se expressar livremente, desde que usassem queijo fresco semelhante ao mascarpone e café.

O pódio foi definido com base na pontuação de ambos os doces.

“Essa competição representa a essência da confeitaria contemporânea, com respeito pela tradição, abertura para o mundo e desejo de inovar sem perder a identidade”, disse Matteo Cutolo, presidente da Federação Internacional de Confeitaria, Sorveteria e Chocolateria (Fipgc), organizadora da competição.

“O tiramisù, símbolo da Itália, é uma linguagem universal capaz de unir culturas e profissionais de todas as partes do planeta”, salientou.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios