
A gentilieza poderá se tornar lei na Itália.
O projeto apresentado ao Parlamento pelo Movimento Italiano para a Gentileza (MIG) visa reconhecer o ato como o 13º BES (Índice de Força de Desenvolvimento Econômico do país), com indicadores que definem o progresso da nação.
“Ao introduzir a gentileza como um novo BES, a Itália enviaria um forte sinal de seu compromisso com a construção de uma sociedade mais inclusiva, respeitosa e solidária, enfatizando a importância de comportamentos cotidianos que contribuem para a melhoria da vida em comunidade”, afirmou Natalia Re, presidente do MIG, revelando que a ideia surgiu há um ano em Palermo, na Sicília, durante a Assembleia Mundial da Gentileza.
O projeto apresenta uma “Carta com os Seis Princípios da Gentileza”, sendo: respeito, escuta, solidariedade, justiça, paciência e generosidade, que ajudariam a orientar políticas públicas e econômicas.
A proposta de lei abrange ainda dois textos, com o primeiro voltado à educação. Neste caso, o foco é promover a gentileza como método de formação e prevenção ao bullying, inclusive os cometidos no mundo virtual.
Já o segundo é destinado ao setor trabalhista, em especial à administração pública, de forma a fomentar ambientes profissionais inclusivos e respeitosos, livres de assédio e discriminação.
“Nosso objetivo é construir uma sociedade que, por meio da gentileza, promova um crescimento econômico mais inclusivo e sustentável”, explicou Re.
Um estudo recente do Observatório Italiano de Gentileza e Comportamento (Oigec) em colaboração com o Centro de Estudos sobre Gestão e Trabalho estimou que os gastos públicos na Itália com maus-tratos a menores ultrapassam 13 bilhões de euros, impactando 0,84% do Produto Interno Bruto (PIB).
“Sociedades mais gentis são mais sustentáveis”, acrescentou Re.
A proposta italiana não está isolada no mundo. No Japão, há uma lei voltada ao respeito mútuo e à inclusão social, enquanto a legislação canadense promove, desde 1988, o valor do multiculturalismo. Já o Butão substituiu o PIB pelo índice Felicidade Interna Bruta (GNH).



