
A Embaixada da Itália no Brasil anunciou que as obras para a realização da nova sede do Consulado Geral da Itália em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, tiveram início e “avançam rapidamente”.
Assinada pelo arquiteto Lorenzo Fantoni, a entrega da construção está prevista para o primeiro trimestre de 2026.
Segundo comunicado, o investimento do Ministério das Relações Exteriores italiano na nova sede soma 4 milhões de euros “para uma estrutura destinada a servir um estado que conta com a segunda maior comunidade italiana do Brasil, depois de São Paulo”.
A nota informa ainda que o novo Consulado ocupará três andares de um edifício central e moderno, “caracterizado por ambientes amplos e funcionais, projetados para garantir maior conforto e eficiência, com “atenção especial à sala de espera, que com seus cerca de 100 metros quadrados, oferecerá um espaço iluminado e confortável para os cidadãos que aguardam atendimento”.
A estrutura integrará ainda “importantes soluções voltadas à sustentabilidade ambiental”, de modo a permitir um ambiente mais saudável.
A sede a ser inaugurada também “garantirá maior acessibilidade e eficiência dos serviços consulares para uma comunidade de aproximadamente 140 mil cidadãos italianos inscritos no Aire (Registro de italianos residentes no exterior).
“Este projeto representa um investimento concreto para a nossa comunidade ítalo-gaúcha. Estou ansioso para inaugurar a nova sede, que permitirá fortalecer ainda mais o laço histórico e já solidíssimo entre a Itália e o sul do Brasil”, declarou o embaixador Alessandro Cortese.
O Rio Grande do Sul é uma das regiões brasileiras com um dos maiores “enraizamentos da cultura e das tradições italianas” e onde o legado da imigração do país europeu “deixou uma marca indelével no tecido social e econômico locais”.



