
Para celebrar os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, o estado inaugurou um monumento que celebra a chegada e o legado dessa população na região.
A nova obra foi instalada no município de Antônio Prado, na Serra Gaúcha, considerada a “cidade mais italiana” do Brasil devido à manutenção das tradições e da arquitetura do país europeu.
A escultura, representando um casal de imigrantes e uma criança, de modo a simbolizar “a coragem” e “o futuro”, mede 2,2 metros de altura, por 2,5 metros de largura e 70 centímetros de profundidade. Instalada sobre uma base de 1,5 metro, a obra foi feita em concreto armado pelo artista brasileiro Vinícius Ribeiro, sendo fruto de uma parceria entre o Círculo Cultural Ítalo-Brasileiro, a Agência de Desenvolvimento do Patrimônio Cultural e Natural e a prefeitura de Antônio Prado.
O projeto é inspirado no “Monumento all’Emigrante” de Asiago, no Vêneto, a região italiana que mais enviou imigrantes ao Brasil e ao Rio Grande do Sul. Além disso, a base da obra traz o poema “O Trem dos Emigrantes”, do italiano Gianni Rodari, nos dois idiomas.
“É um espaço de memória coletiva que valoriza a herança dos nossos antepassados e reforça a identidade de Antônio Prado, reconhecida como a cidade mais italiana do Brasil”, afirmou o prefeito do município, Roberto Dalla Molle, citado pelo Terra.
Já o cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, destacou, ao mesmo portal, “a italianidade como uma expressão de pertencimento, identidade e orgulho”.
“Que os próximos 150 anos sejam construídos com a mesma união que liga o município, a Serra Gaúcha, o Brasil e a Itália”, disse Caruso.



