Notícias

Itália e Brasil se unem em projeto de gestão de resíduos

Um novo projeto de cooperação entre o Brasil e a Itália voltado à gestão de resíduos e ao desenvolvimento da economia circular foi oficialmente apresentado pelo presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini.

Em carta enviada a empresas brasileiras, Sabatini convocou especialmente o setor industrial a apoiar o programa por meio da destinação de 1% de seu imposto de renda a projetos ambientais, iniciativas de reciclagem, educação ambiental e gestão de resíduos sólidos, com total dedutibilidade fiscal, conforme previsto na Lei de Incentivo à Reciclagem.

Segundo ele, os recursos, “em vez de serem pagos à Receita Federal, podem ser transformados em investimentos sociais e ambientais com autorização do Ministério do Meio Ambiente”.

O projeto “Cidade Lixo-Zero – Implementação do Modelo Italiano de Coleta Seletiva de Resíduos”, do Instituto Lixo Zero Brasil, foi criado como uma plataforma de capacitação, transferência de tecnologia e impacto social.

A iniciativa, inspirada na excelência italiana em gestão de resíduos, prevê a implementação direta em 20 municípios brasileiros e em igual número de associações de catadores de materiais recicláveis.

O objetivo é promover uma troca estruturada de conhecimentos e metodologias entre os dois países, aprimorando a qualidade dos serviços de gestão de resíduos nas áreas de atuação das empresas, capacitando mão de obra local e fortalecendo a responsabilidade social e ambiental nas comunidades envolvidas.

O projeto também está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e aos critérios ESG exigidos internacionalmente. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios