
A grife italiana de moda masculina Ermenegildo Zegna anunciou uma ampla reformulação em sua liderança, marcando a transição da marca para a quarta geração da família.
Com a reorganização, Gildo Zegna, presidente e CEO do grupo de moda há mais de duas décadas, assumirá agora o cargo de presidente executivo. A função de CEO da grife será ocupada por Gianluca Tagliabue, atualmente CFO e COO.
Em sua nova função, Gildo continuará a supervisionar o legado das marcas do grupo — Zegna, Thom Browne e Tom Ford Fashion — além da divisão têxtil, departamento jurídico e relações externas, incluindo sustentabilidade e comunicação corporativa.
Já Tagliabue, cuja nomeação está sujeita à aprovação dos acionistas, será responsável por definir e implementar a estratégia de longo prazo do grupo, otimizar o desempenho das marcas e integrar funções corporativas.
A sucessão também envolve os filhos de Gildo, Edoardo e Angelo Zegna, membros da quarta geração da família, que serão nomeados co-CEOs da marca.
“As mudanças seguem um minucioso processo de planejamento de sucessão conduzido pelo conselho de administração”, disse a grife em comunicado, especificando que a “nova estrutura de liderança” entrará em vigor em 1º de janeiro de 2026.
Edoardo, atual diretor de Marketing, Digital e Sustentabilidade, liderará a estratégia da marca, comunicação e design das coleções junto ao diretor artístico Alessandro Sartori. Angelo, CEO da região EMEA e diretor global de Estratégia de Clientes, ficará responsável pelo desenvolvimento de produtos, merchandising e estratégia comercial.
“Uma das responsabilidades mais importantes de um líder é olhar para o futuro e capacitar a próxima geração”, afirmou Gildo Zegna. “Edoardo e Angelo possuem habilidades complementares e uma visão clara de longo prazo que os torna a melhor equipe para liderar a marca Zegna, dando continuidade à nossa tradição e fortalecendo nosso legado centenário.”



