
Em uma mensagem para o Natal, o Papa Leão XIV fez um apelo por uma celebração mais autêntica e caritativa, criticando o consumismo “dopante” que caracteriza a data.
A reflexão foi publicada na revista Piazza San Pietro, publicação dirigida pelo padre Enzo Fortunato e na qual o pontífice responde a cartas enviadas por fiéis do mundo todo.
“Vamos evitar a compra dopante, que transforma presentes em objetos de desejo, em vez de sinais de beleza e esperança”, escreveu Robert Prevost em resposta a um leitor católico.
Como gesto para resgatar o sentido do Natal, o Papa propôs convidar para a ceia “uma família pobre ou até mesmo uma pessoa sozinha”, de forma a viver esse período como uma época de “sobriedade e caridade concreta”.
Leão XIV ainda lembrou que a pobreza, tanto material quanto existencial, permanece “uma urgência inadiável” dos tempos atuais e destacou que as festas natalinas remetem à “importância do testemunho cristão simples e autêntico, fundamentado na oração e na vida comunitária”.



