
O parque arqueológico de Pompeia anunciou a descoberta de novas salas e de um afresco na antiga cidade romana. Os achados ampliam o conhecimento sobre uma das mais importantes áreas arqueológicas da Itália.
As descobertas ocorreram na Villa Poppaea, em Oplontis, uma ampla residência datada de meados do século 1º a.C., que pode ter pertencido a Popeia Sabina, segunda esposa do imperador Nero, ou a membros de sua família.
O afresco encontrado está quase completo e retrata uma ave, com a ausência apenas da cabeça, além de fragmentos de uma máscara de comédia teatral. As escavações também identificaram marcas de árvores no jardim da vila, preservadas por moldes de lava, e revelaram quatro novos cômodos, que se somam aos 99 já conhecidos.
Segundo o diretor do parque, Gabriel Zuchtriegel, as descobertas oferecem novas possibilidades de pesquisa para compreender a organização da vila e a relação de longo prazo entre os habitantes e o ambiente natural. Pompeia e seus arredores, próximos a Nápoles, foram destruídos pela erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C. e permaneceram soterrados por séculos sob cinzas e lava.



