Catolicismo Romano

NATAL: “O Verbo se fez carne e habitou entre nós” (João 1:14)

Para nós católicos o Natal é a encarnação do Verbo: “O Verbo se fez carne e habitou entre nós” (João 1:14).

No Natal celebramos o nascimento do Senhor, a encarnação do Verbo, sua presença entre nós. Porque Ele está conosco, nós o celebramos com intensa alegria, com grande gratidão e com uma festa envolta em verdadeiro amor.

Jesus se encarnou para nos indicar um caminho de santidade e nos tornar filhos e filhas de Deus. “Toda a alma que possui a fé concebe e dá à luz a Palavra… O Cristo é fruto de todos”, nos ensina Santo Ambrósio.

A encarnação do Verbo revela o amor e a misericórdia de Deus pela humanidade. A sua presença é um mistério de fé. O ser humano, sem a presença de Deus, é um nada desesperado. Pela fé nós cremos em Deus e nas verdades reveladas, confiamos na sua bondade. Pela fé, agradecemos, pois temos a certeza de que Deus nos ama incondicionalmente, com um amor gratuito. Porque Ele é bom, somos preciosos aos seus olhos. O motivo de nosso agradecimento, alegria e louvor é saber que Deus nasce em nossa história. Cantamos com júbilo porque o amor se encarnou. É nosso dever e nossa salvação dar graças a Deus.

Atualizamos o Natal com confiança e esperança, pois o Menino Jesus é a realização de todas as promessas. Nossa confiança em Jesus dá sentido às esperanças humanas, pois essas não se sustentam sem a fé e o amor.  A esperança maior é o próprio Deus. Quem espera nele é bendito, recebe sua luz, sua força e sua paz.

O Natal nos ensina a amar, a ter complacência, paciência e misericórdia. Amamos em comunhão com o amor do Senhor.

João 1,1-18 é o prólogo desse Evangelho, um poema que nos apresenta Jesus na sua preexistência. Alguns atributos revelam a pessoa de Deus se comunicando à humanidade: palavra, vida, luz, glória, graça, verdade. Jesus é Deus conosco, que veio para nos perdoar e nos reconciliar. Com Ele, inicia-se a nossa redenção. Ele é a vontade de Deus para nós, quem o encontrou não precisa mais procurar um sentido para viver, porque nele realiza o sentido profundo de sua vida.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios