Notícias

AZZURRA: “Nossa obsessão é ir à Copa do Mundo”, afirma treinador italiano Gattuso

O treinador da Itália, Gennaro Gattuso, declarou que sua maior obsessão é classificar a Azzurra para a Copa do Mundo de 2025, que será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México, e encerrar o longo jejum de participações do país no torneio de seleções da Fifa.

Sem disputar a competição desde 2014, a Itália decidirá novamente seu futuro na repescagem das eliminatórias. Após eliminações para Suécia e Macedônia do Norte nas edições anteriores, a tetracampeã mundial tentará mudar o rumo da história diante da Irlanda do Norte. Caso avance, a Azzurra terá outro duelo decisivo contra País de Gales ou Bósnia e Herzegovina.

Nossa obsessão é ir à Copa do Mundo, voltar a ser o time que conhecemos há tantos anos, até mesmo protagonista. Precisamos querer isso a todo custo; não podemos nos deixar abater pelo medo ao primeiro sinal de problema”, afirmou Gattuso.

O ex-meio-campista, que já comandou Milan, Napoli, Valencia e Olympique de Marseille, acrescentou que não pensou duas vezes ao aceitar o convite para liderar a seleção italiana.

“Quando me convidaram para ser o técnico, aceitei imediatamente, sem pensar nos prós e contras. Aceitei e não me arrependo; tenho orgulho de representar meu país. Sinto-me privilegiado e um homem de muita sorte”, disse o ídolo rossonero.

Gattuso, que demonstra clara inspiração em seu ex-treinador Marcello Lippi, não esconde que o cargo exige “muita responsabilidade”, mas lembrou que convive com a pressão desde a época em que era o “cão de guarda” do meio de campo do Milan e da seleção italiana.

“Vi atitudes muito positivas, uma mentalidade forte e um grande senso de pertencimento. Ao longo desses meses, apreciei muito os sacrifícios que eles fizeram; alguns ficaram doentes e, ainda assim, permaneceram conosco o tempo todo”, afirmou Gattuso sobre seus primeiros meses à frente da Azzurra.

Sobre os confrontos da repescagem, o treinador avaliou que “toda a nação está esperando” e destacou que os jogadores precisarão manter a calma, demonstrar “amor pelo país” e encarar o desafio com a “mentalidade certa”.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios