Notícias

Rara aurora boreal colore os céus das Dolomitas, na Itália

A aurora boreal iluminou os céus sobre as Dolomitas, cordilheira situada no extremo-norte da Itália, em um espetáculo raro para essa parte do planeta.

O fenômeno, causado pela reação de partículas solares com a atmosfera terrestre, normalmente se restringe a latitudes mais setentrionais, porém uma recente tempestade solar levou o show de luzes muito mais ao sul do que de costume.

As cores cintilantes típicas da aurora boreal foram capturadas pela veterana astrofotógrafa italiana Alessandra Masi, cujo trabalho já foi selecionado diversas vezes pela Nasa como foto do dia.

“Fiz estas imagens no belvedere de Roccolo di Sant’Alipio, no coração das Dolomitas”, disse Masi, que tirou as fotografias, à agência Ansa.

“Não esperava ver as cores e estruturas típicas das regiões polares dançando sobre a minha cabeça”, acrescentou a astrofotógrafa.

A aurora boreal captada sobre as Dolomitas, região montanhosa tombada pela Unesco como patrimônio mundial da humanidade, foi causada por uma forte tempestade geomagnética de classe G4 iniciada em 19 de janeiro e ainda em curso.

Isso ocorre quando partículas eletricamente carregadas são ejetadas do Sol a altas velocidades. Ao chegar à Terra, essas partículas interagem com o campo magnético, que as direciona para os polos e estimulam os átomos que compõem a atmosfera, responsáveis pela emissão das cores vermelho, verde e azul características desse fenômeno.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios