
A italiana Eleonora Palmieri, uma das sobreviventes do incêndio em um bar na estação de esqui suíça de Crans-Montana, que deixou 40 mortos — entre eles seis adolescentes italianos — na véspera de Ano Novo, publicou imagens de seu rosto para mostrar as queimaduras sofridas na tragédia.
A jovem, de 29 anos, é veterinária e está internada em um hospital na cidade de Cesena, na região da Emilia-Romagna, no norte da Itália, onde recebe tratamento por problemas respiratórios provocados pela inalação de fumaça tóxica durante o incêndio.
No vídeo, Eleonora alterna imagens da vida antes do acidente com registros hospitalares: curativos, cicatrizes e o percurso de recuperação. A mulher expressa o medo, dor e gratidão e dirige uma mensagem às vítimas: “Um pensamento aos anjos que não voltaram para casa. Nunca deixem de honrar a vida”, escreveu.
Natural de Rimini, a jovem sofreu queimaduras no rosto, nas pernas e, principalmente, em uma das mãos. Ela está sendo cuidada por uma equipe multidisciplinar que a acompanhará durante a reabilitação, fisioterapia e medicação.
Paralelamente, Elsa Rubino, uma adolescente de 15 anos de Biella, na região do Piemonte, acordou do coma em que estava desde o incêndio e reconheceu seus pais no hospital em Zurique.
Além disso, o secretário de Bem-Estar da região da Lombardia, Guido Bertolaso, disse que o Hospital Niguarda, em Milão, deu alta a outros dois jovens que estavam sendo tratados por ferimentos causados pelo incêndio.
Segundo ele, ambos são estudantes de escolas de ensino médio científico da capital lombarda: “São dois meninos de Milão, e tanto eles quanto seus pais estão muito felizes”, afirmou.
Bertolaso ressaltou, no entanto, que a alta hospitalar não significa recuperação completa. “Eles ainda precisarão passar por um longo processo de reabilitação e continuar com a medicação, retornando ao hospital vários dias por semana.”
De acordo com os médicos, a expectativa é que, dentro de algumas semanas, os jovens possam retomar as atividades escolares. “Isso é uma boa notícia”, concluiu o secretário.
Na virada de Ano Novo, um incêndio no bar Le Constellation, em Crans-Montana matou 40 pessoas e deixou 116 feridos. O estabelecimento não era inspecionado desde 2020.



