
Uma equipe de médicos do Hospital Italiano de Buenos Aires desenvolveu uma técnica única na América Latina que, mediante o uso de um software browser cirúrgico, permite acessar com segurança os tumores em cirurgias oncológicas ortopédicas. Os especialistas utilizam um software de planejamento virtual tridimensional e um navegador cirúrgico para as intervenções.
O médico Germán Farfalli, da equipe de Oncologia Ortopédica do Hospital, disse à ANSA que, antes da operação, criam um "cenário virtual" com o software.
Farfalli afirmou que o método permite gerar, a partir da fusão de imagens convencionais como tomografias (TC) e ressonâncias (RM), "modelos tridimensionais e, com base neste modelo, programar no computador como será feita a operação".
O browser, explicou Farfalli, é como "o GPS de um automóvel".
O sucesso do método se baseia na precisão alcançada no momento da remoção de tumores ósseos, porque se consegue retirá-los sem quebrar as margens e ao mesmo tempo preservando os tecidos sadios não comprometidos pelo tumor.
A equipe recebeu o prêmio internacional Inovadores da América por ter desenvolvido este método único em toda a América Latina.