
O vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, merecerá ganhar o Prêmio Nobel da Paz caso consiga firmar um acordo de cessar-fogo na Ucrânia.
De acordo com o chanceler italiano, que falou com jornalistas à margem de um evento do partido Força Itália (FI), em Roma, seria “incontestável” a concessão do prêmio ao republicano se ele conseguir encerrar as hostilidades no leste europeu.
“Se ele conseguir fechar um acordo entre a Ucrânia e a Rússia, depois de ter alcançado um cessar-fogo entre Israel e o Hamas, poderá ganhar o Nobel. Caso tenha sucesso nesse empreendimento, ele vai merecer e será um reconhecimento justo”, disse Tajani.
“Isso é incontestável. Você pode ser mais ou menos simpático a ele, mas é um fato: se atingir seu objetivo, será incontestável”, acrescentou.
Trump já reclamou diversas vezes por não ter sido premiado com o Nobel da Paz em 2025, vencido pela opositora venezuelana María Corina Machado. Recentemente, o presidente enviou uma carta ao primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Store, culpando o país por não ter sido laureado, embora Oslo já tenha afirmado que não tem ingerência sobre o comitê responsável pela premiação.



