Catolicismo Romano

Papa Leão XIV deve visitar Peru entre novembro e dezembro

O Papa Leão XIV deverá visitar o Peru entre os meses de novembro e dezembro, país cuja nacionalidade obteve em 2015 e onde atuou por mais de 20 anos.

A informação foi divulgada pelo jornal local El Comercio, com base em declarações do presidente da Conferência Episcopal do Peru, dom Carlo García Camader.

“O Papa expressou o quanto gostaria de já estar no Peru, porque ama o Peru, e nos disse claramente que é muito provável que seja no mês de novembro, no máximo na primeira semana de dezembro”, afirmou o religioso.

Segundo García Camader, a probabilidade da visita é de “80%”, restando apenas ajustes logísticos, como a definição da data exata e a coordenação oficial final com o Vaticano.

O governo peruano enviou um convite formal ao Pontífice em 7 de janeiro e já teria recebido uma resposta favorável da Santa Sé.

De acordo com o episcopado, Leão XIV — nascido Robert Prevost, nos Estados Unidos, e naturalizado peruano — manifestou repetidamente o desejo de retornar ao país, que considera seu “lar espiritual”.

“Falta que os responsáveis processem isso e organizem, mas, de coração, ele deseja vir ao Peru”, acrescentou García Camader.

Prevost esteve à frente da diocese de Chiclayo entre 2015 e 2023. Ele chegou ao Peru pela primeira vez em 1985, enquanto preparava sua tese de doutorado. Um ano depois, deixou o país, retornando posteriormente entre 1988 e 1998, período em que exerceu diversos cargos na Ordem de Santo Agostinho.

O então bispo deixou o país sul-americano em janeiro de 2023, após ser nomeado pelo falecido papa Francisco cardeal prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina.

Segundo relatos, os destinos já confirmados da visita incluem Lima e Chiclayo, onde Leão XIV serviu como bispo por mais de duas décadas. Outras regiões também poderão ser incluídas no roteiro, a depender do tempo disponível e da logística. Uma comissão organizadora deve ser criada em março para preparar a visita.

Caso se concretize, a viagem terá forte significado simbólico, pois coincidirá com as comemorações dos 300 anos da canonização de Santo Toribio de Mogrovejo.  

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios