Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Funeral do cantor Francesco Guccini reúne familiares e amigos em cerimônia privada na Itália
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Editorias > Música Italiana > Funeral do cantor Francesco Guccini reúne familiares e amigos em cerimônia privada na Itália
Música ItalianaNotícias

Funeral do cantor Francesco Guccini reúne familiares e amigos em cerimônia privada na Itália

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

O funeral do cantor e compositor italiano Francesco Guccini, que morreu aos 86 anos no último dia 6 de agosto, foi realizado na casa do artista, em Pavana, na Toscana, conforme seu desejo.

A cerimônia de um dos símbolos da música folk italiana no século 20 aconteceu em caráter privado e reuniu cerca de 40 familiares e amigos próximos, que prestaram suas últimas homenagens por meio de discursos, lembranças e leituras.

https://www.provincia.biella.it/

Entre os presentes estava o cardeal Matteo Zuppi, arcebispo de Bolonha, presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI) e amigo íntimo de Guccini.

Um dos momentos mais emocionantes foi a homenagem feita por Teresa Guccini, filha do artista. Cantora e compositora, ela alternou lembranças do cotidiano com reflexões sobre a relação com o pai.

“Nunca consegui te fazer todas as perguntas. O maior presente que você me deu foi saber onde procurar. Ou nunca parar de fazer essas perguntas, mesmo sem ter necessariamente uma resposta. Era isso que você queria me ensinar?”, disse Teresa.

Ao concluir sua despedida, ela resumiu a emoção em poucas palavras: “Boa viagem, pai.” No caixão, a família escolheu alguns objetos especiais para Guccini, como o livro “Maigret em Paris” e uma colagem de fotografias de seus gatos, uma lembrança que permaneceu em destaque durante a cerimônia. Em meio à comoção, alguém gritou: “Obrigado, Francesco”.

Visivelmente emocionada, a esposa do artista, Raffaella, acompanhou o caixão na saída da residência ao lado de familiares próximos. Depois da cerimônia íntima em Pavana, o corpo foi encaminhado ao crematório de Borgo Panigale, em Bolonha.

As cinzas deverão retornar a Pavana, onde serão sepultadas no cemitério municipal, seguindo a vontade do cantor italiano. Ao longo do percurso, numerosos fãs se reuniram para prestar uma última homenagem a Guccini.

Durante a cerimônia, Zuppi também destacou o significado da data da morte de Guccini, 6 de agosto. Para a Igreja Católica, o dia marca a festa da Transfiguração do Senhor e também a data da morte do papa Paulo VI, ocorrida em 1978.

https://www.provincia.biella.it/

O cardeal relembrou ainda um episódio que relaciona Guccini ao pontífice. Paulo VI já havia sido eleito para o trono de Pedro quando “Dio è morto”, uma das canções mais conhecidas do compositor, foi lançada, em 1967. A música chegou a ser inicialmente censurada pela RAI, a emissora pública italiana.

Ao final de sua fala, Zuppi permaneceu ao lado do caixão e recitou uma oração de bênção. Todos os presentes se levantaram, em um dos momentos mais comoventes da despedida.

Raffaella, tomada pela emoção, começou a chorar. O cardeal se aproximou e a abraçou. Em seguida, os dois permaneceram juntos junto ao caixão, diante da colagem de fotografias dos gatos de Guccini. 

Você pode se interessar também por ...

Em novo protesto, ativistas pintam sede do Ministério da Saúde da Itália
MÁFIA: Polícia italiana prende 23 pessoas ligadas à Camorra
Pizza como Patrimônio da Humanidade da Unesco bate 1 milhão de assinaturas
Itália expressa preocupação após morte de líder do Hamas
União Europeia se prepara para fazer primeira compra conjunta de gás
TAGGED:Funeral do cantor Francesco Guccini reúne familiares e amigos em cerimônia privada na Itália
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Blog do BottoNotícias

Novo projeto que endurece regras para obter cidadania avança na Itália

Fabio Botto
Fabio Botto
14 de outubro de 2026
Giorgia Meloni alerta para custos de energia e critica acordo de Trump com Putin
Polícia Federal diz que máfia italiana ofereceu 250 mil euros pela “cabeça” de influencer
Privacidade rigorosa marca internação de Leão XIV no Hospital Gemelli, em Roma
FUTEBOL ITALIANO: Venezia demite técnico Giovanni Stroppa após sexta derrota seguida
Leão XIV faz fisioterapia respiratória e retoma alimentação normal após cirurgia
“SENZ’ALLEGRIA”: Cantora ítalo-brasileira Gaia Gozzi explora suas raízes culturais em novo single
Festival de Cinema de Roma entra em cartaz com programação eclética
Papa Leão XIV é diagnosticado com câncer e remove parte do pulmão
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?