Notícias

Senado italiano aprova definitivamente projeto de lei para ensinar o “Hino de Mameli” nas escolas

O Senado italiano aprovou definitivamente, com 208 votos a favor, 14 contra e duas abstenções, o projeto de lei para ensinar o Hino de Mameli nas escolas, e instituiu o Dia da Unidade, da Constituição, do Hino e da Bandeira todo dia 17 de março. A medida agora é lei.

A nova lei foi contestada até o último minuto pela Liga Norte, que interveio maciçamente contra a ideia de ensinar o hino nacional nas escolas. Após o anúncio do Carroccio do voto contrário à medida considerada "retórica'' e ''anti-histórica", muitos dos 24 senadores do partido discordaram em continuar a criticar a lei, anunciando que não participariam da votação. Além da dissidência na própria Liga, também votou contra a senadora do PDL (Povo da Liberdade) Diana De Feo, que também discordou de seu partido.

A nova lei introduz o ensino do Hino de Mameli no currículo das escolas e reconhece o 17 de março de cada ano, em continuidade com a celebração dos 150 anos, como o "Dia da Unidade Nacional, da Constituição, do Hino e da Bandeira'', visando promover os valores da cidadania e fortalecer a identidade nacional.

A finalidade da lei é difundir o conhecimento histórico da trajetória da unificação do Estado italiano e manter vivo o sentimento de pertencimento cívico.

A medida também prevê que, no ano letivo de 2012-2013, se organizem nas escolas de todos os níveis e graus cursos e iniciativas didáticas sobre o significado do Ressurgimento e sobre os episódios que desembocaram na Unidade nacional e na aprovação da Constituição.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios