Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Primeiro-ministro italiano Matteo Renzi condena ataque no Tribunal de Milão e pede apuração
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Primeiro-ministro italiano Matteo Renzi condena ataque no Tribunal de Milão e pede apuração
Notícias

Primeiro-ministro italiano Matteo Renzi condena ataque no Tribunal de Milão e pede apuração

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, lamentou o ataque contra o Tribunal de Milão, que deixou três mortos e dois feridos. Ele ressaltou que os sistemas de segurança precisam evitar falhas e pediu que o caso seja investigado. "É impensável e impossível que se possa entrar com uma arma em um tribunal", disse Renzi em uma coletiva de imprensa. "Essa não é a primeira vez que acontece, mas deve ser a última", completou.

"Os esquemas de segurança do nosso país recaem sobre homens e mulheres capazes de serem herois ao máximo, mas os sistemas não podem ter falhas como as registradas no Tribunal de Milão.Precisamos investigar quem, como e porque errou. Algo não funcionou", afirmou.

https://www.provincia.biella.it/

O ministro do Interior da Itália, Angelino Alfano, também condenou o ataque, dizendo que foi algo "gravíssimo e inaceitável, que jamais deveria ter ocorrido".

Um italiano, identificado como Claudio Giardiello, de 57 anos, que estava sendo julgado por um processo de falência fraudulenta, disparou 13 vezes dentro do Palácio da Justiça de Milão. De acordo com o procurador de Brescia, Tommaso Bonanno, o atirador possuía dois cartuchos de projéteis calibre 7.65. Ele teria entrado no tribunal com um crachá falso, usando a porta lateral por onde ingressam apenas advogados, magistrados e jornalistas.

Mais cedo, um funcionário do Palácio da Justiça tinha dito à imprensa que um dos detectores de metais, localizado na entrada da rua Carlo Freguglia, não estava funcionando. O procurador informou também que o ataque provocou a morte de três pessoas, além de deixar dois feridos, sendo um deles em estado grave e outro apenas com um ferimento de arma de fogo na perna.

De acordo com as primeiras reconstruções do caso, Giardiello estava sentado em um banco no terceiro andar do prédio quando se levantou e começou a disparar. A primeira vítima foi o ex-advogado do atirador, Lorenzo Alberto Claris Appiani, de 37 anos, atingido no tórax. Outra pessoa, o italiano Giorgio Erba, ficou ferida em condições graves e não resistiu a uma cirurgia no hospital. Em seguida, o atirador desceu para o segundo andar e entrou na sala do juiz Fernando Ciampi, atacando o magistrado com dois tiros. O atirador ficou escondido no prédio por cerca de uma hora antes de fugir de moto. Ele foi preso em Vimercate, entre Monza e Brianza. O ministro do Interior da Itália afirmou que Giardiello estava pronto para matar outras pessoas em Vimercate.

Giardiello disse aos policiais que queria se "vingar de todos que estragaram sua vida". Estas teriam sido as primeiras palavras do atirador depois de ser preso.

Expo Milão 

O governador da Lombardia, Roberto Maroni, garantiu, por sua vez, que não há riscos para a Expo Milão 2015, a feira universal que será realizada na cidade italiana de maio a outubro. "Estamos trabalhando para que tudo dê certo e eu estou tranquilo", comentou. "O que aconteceu não está relacionado à Expo, mas sim, a uma lacuna no sistema de segurança do tribubal", destacou Maroni.

https://www.provincia.biella.it/

Você pode se interessar também por ...

Morre Totò Schillaci, artilheiro da Copa do Mundo de 1990
Justiça Desportiva da Itália multa Roma e Inter por insultos racistas ao atacante Mario Balotelli
Mattarella debate clima e migração com presidente do Quênia
Papa Francisco nomeia novo arcebispo de Milão e padre se surpreende
Itália aprova nova lei para homicídio de trânsito
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Tenista italiano Sinner vence Ruud, conquista Masters 1000 de Roma e entra para história do tênis

Fabio Botto
Fabio Botto
17 de maio de 2026
Líderes italianos prestam homenagem a Sinner após título histórico
Meloni e Mattarella visitam feridos em hospitais após ataque que chocou Itália
Giorgia Meloni celebra declaração europeia sobre gestão de fluxos migratórios
Itália passa a exigir placas de identificação para patinetes elétricos
Cineasta italiano Paolo Sorrentino prepara documentário sobre trajetória de Carlo Ancelotti
FSSPX confirma sagrações de novos bispos. Vaticano endurece o tom alegando “cisma”
Italiano Fabio Di Giannantonio vence corrida caótica no GP da Catalunha de MotoGP
Tenistas italianos Bolelli e Vavassori fazem história e conquistam título inédito nas duplas em Roma
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?