Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Itália recebeu mais imigrantes do que a Grécia em abril
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Itália recebeu mais imigrantes do que a Grécia em abril
Notícias

Itália recebeu mais imigrantes do que a Grécia em abril

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

Pela primeira vez desde junho de 2015, a Itália superou a Grécia no número de imigrantes que chegaram ao território através do Mar Mediterrâneo, informou a operação Frontex (que controla as fronteiras marítimas da União Europeia). Em abril, 8.370 que chegaram à Europa através do Mediterrâneo Central contra cerca de 2.700 chegadas pelo Mediterrâneo Oriental.

Apesar de alto, o número de desembarques na Itália é 13% menor do que aquele registrado em março e 50% menor do que no mês de abril de 2015. Já na área grega, a queda foi de 90% em relação ao mês de março.

https://www.provincia.biella.it/

Essa mudança pode ser explicada de duas maneiras: a primeira é que os portos e ilhas italianos recebem um fluxo contínuo de deslocados de áreas do norte da África e não das guerras do Oriente Médio. De acordo com o Frontex, a maior parte dos imigrantes que chegam à Itália vem da Eritreia, do Egito e da Nigéria; na Grécia, continuam sendo sírios, paquistaneses, afegãos e iraquianos.

A segunda forma de analisar os dados é pelo fechamento de grande parte das rotas terrestres que os estrangeiros faziam pela Grécia e seus países de fronteira e do acordo de imigração entre União Europeia e Turquia. Isso pode ter desestimulado a tentativa de entrar na Europa pelo território grego. Contudo, o documento do Frontex explica que não foi observado um "deslocamento significativo de imigrantes que deixam a rota do Mediterrâneo Oriental". Ou seja, não são aqueles imigrantes que iriam para a Grécia que chegaram ao território italiano.

"O que houve foi uma drástica redução das chegadas nas ilhas gregas. [Em abril], os números estão bem abaixo do número enorme de pessoas que víamos chegar diariamente na ilha de Lesbos nos meses de pico do último ano", explicou o diretor da operação, Fabrice Leggeri.

A questão da "mudança de rota" de imigrantes causou uma crise entre os governos da Áustria e de Roma recentemente. Os austríacos ameaçaram fechar a fronteira em Brennero alegando que os italianos receberiam o dobro de imigrantes por causa do fechamento das rotas gregas. Até o momento, esse dado não se confirmou.

– Quase mil salvamentos em 24 horas: O relatório do Frontex foi divulgado no mesmo dia em que a Guarda Costeira da Itália resgatou 998 pessoas em menos de 24 horas em diversas embarcações clandestinas que tentavam chegar à Sicilia e à Calábria através do Mar Mediterrâneo.

Segundo os dados oficiais, 342 imigrantes foram resgatados e desembarcados no porto de Agusta e 250 desembarcaram em Catânia. (Ansa)

Você pode se interessar também por ...

Itália confirma presença do número dois do regime líbio em seu território
Série A decide por retomada do campeonato italiano
TRAGÉDIA NA ITÁLIA: Mais cinco corpos são encontrados dentro de navio que naufragou
Ministro das Relações Exteriores da Itália Giulio Terzi descarta intervenção militar na Síria
Itália prende 2 por cidadania ilegal a jogadores brasileiros
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Matteo Salvini defende revogação da cidadania italiana de estrangeiros que cometem crimes

Fabio Botto
Fabio Botto
18 de maio de 2026
Nova flotilha com italianos é interceptada por Israel
Corpos de italianos desaparecidos são encontrados em caverna nas Maldivas
Defesa de autor de atropelamento na Itália pedirá perícia psiquiátrica
Embaixador do Brasil na Itália vê acordo União Europeia-Mercosul como complexo, mas com oportunidades
Tenista italiano Sinner vence Ruud, conquista Masters 1000 de Roma e entra para história do tênis
Líderes italianos prestam homenagem a Sinner após título histórico
Meloni e Mattarella visitam feridos em hospitais após ataque que chocou Itália
Giorgia Meloni celebra declaração europeia sobre gestão de fluxos migratórios
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?