Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Devastado por tremor, Castelluccio é joia turística da Itália
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Devastado por tremor, Castelluccio é joia turística da Itália
Notícias

Devastado por tremor, Castelluccio é joia turística da Itália

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

Castelluccio, distrito da cidade de Norcia devastado pelo terremoto que atingiu o coração da Itália, é uma joia medieval da cordilheira dos Apeninos, espécie de espinha dorsal do país.   

Com escassos habitantes, o vilarejo é conhecido há séculos pela produção das lentilhas de Castelluccio de Norcia, que têm indicação geográfica protegida e crescem nos platôs que o circundam.   

https://www.provincia.biella.it/

Situado a 1.450 metros de altitude, Castelluccio é a vila mais alta dos Apeninos e reina sobre um vasto planalto que todo mês de junho se transforma em um quadro colorido pelo imponente florescer de espécies como papoula, flor-de-lis e margarida.   

Durante a primavera e o verão, turistas lotam esse pequeno burgo histórico em busca de sua beleza natural e dos seus talentos agrícolas, mas também para praticar voo livre no planalto. No inverno, eles dão lugar a esquiadores com destino às pistas dos Apeninos.   

Com o terremoto de 30 de outubro, Castelluccio ficou perto de sumir do mapa. Estima-se que 60% de suas construções tenham sido destruídas, e a vila está completamente isolada, sendo possível acessá-la apenas de helicóptero ou por meio de uma precária estrada de terra.   

Do centro de Norcia, são apenas 29 km, porém percorridos em mais de duas horas por causa das condições da via. Do velho vilarejo, resta muito pouco. As casas grudadas umas às outras caíram todas, e o que não foi ao chão sofreu sérios danos estruturais.   

Cerca de 20 pessoas ainda permanecem no distrito, entre criadores, pastores e queijeiros, que passam os dias dentro de um contêiner que arrumaram sozinhos, porém o futuro é nebuloso.   

"Esse vilarejo está morto e sepultado, mas nós continuaremos a semear as flores. Não seremos nós a deixá-lo morrer definitivamente", diz o fazendeiro Adorno Pignatelli.   

Já Sandra Barcaroli, de 56 anos, nunca se afastou de Castelluccio. "Seria uma dor enorme ir embora, seria como se me tirassem um pedaço do coração", diz, enquanto olha para os campos onde, daqui a alguns meses, plantará as sementes de lentilha. O vilarejo tem menos de 20 moradores "oficiais", mas durante o verão e a primavera chega a abrigar até mil pessoas por dia.   

https://www.provincia.biella.it/

A energia liberada pelo terremoto de 30 de outubro levantou a colina onde fica o distrito e depois a deixou cair com toda a violência possível. O resultado é visível por todos os lados: casas derrubadas, asfalto com desníveis que chegam a um metro, montanhas de escombros.   

"Gostaria de dizer ao [primeiro-ministro] Renzi que foi o terremoto que tirou nossas casas e nos deixou fora do mundo.   

Agora querem nos levar embora, mas nós queremos ficar. Basta qualquer casinha. Porque sem nós, as flores não surgirão", diz Sandra.

Você pode se interessar também por ...

Morre em Milão Maria Perego, criadora do “Topo Gigio”
Barbara Berlusconi comenta futuro do futebol italiano
Primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, se encontra com vice-presidente norte-americano, Joe Biden
Roma quer criar maior parque solar urbano no mundo
FÓRMULA 1: Ricciardo vence na Itália após batida de Verstappen e Hamilton
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Itália vive “onda” de feminicídios com seis casos em quatro dias

Fabio Botto
Fabio Botto
19 de agosto de 2026
Mulher de 28 anos morre na Itália após engasgar com fatia de bacon
Cantor italiano Domenico Modugno será homenageado em Polignano a Mare, na Puglia
Professores italianos documentam legado da imigração vêneta no Brasil
FUTEBOL ITALIANO: Roma contrata revelação portuguesa Rodrigo Mora por 25 milhões de euros
Morre Fulvio Lucisano, histórico produtor de cinema italiano
Atacante do Cagliari segue em UTI, mas apresenta melhora respiratória
Ferrari elétrica é leiloada por valor recorde de US$ 40 milhões
Turista morre após ser atingido por raio em área proibida do vulcão Etna, sul da Itália
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?