
O embaixador Luca Attanasio e o policial militar Vittorio Iacovacci, mortos em um ataque na República Democrática do Congo, terão funerais com honra de Estado na Itália.
Em audiência sobre o caso na Câmara dos Deputados o ministro italiano das Relações Exteriores, Luigi Di Maio (M5S), disse que o país deve “honrar esses heróis se unindo em torno de suas famílias”.
“Seu sacrifício ilumina a vida dos muitos diplomatas e militares que silenciosamente cumprem o próprio dever para defender a Itália e nossos valores, em países distantes e de risco. Esse é um sacrifício que o país honrará com funerais de Estado”, declarou o chanceler.
Os corpos de Attanasio e Iacovacci chegaram a Roma e foram recebidos pelo primeiro-ministro Mario Draghi. A autópsia acontece nesta quarta, no âmbito de um inquérito do Ministério Público da Itália que apura a hipótese de sequestro com agravante de terrorismo.
“Foi comovente acolher, ao lado do premiê Draghi e dos familiares, os cadáveres de nossos dois compatriotas, vítimas de uma emboscada vil que acabou com suas jovens vidas e abalou seus entes queridos”, declarou Di Maio na Câmara.