
Ciao a tutti ! Come và?
No dia 01 de abril de 2021 estreou na NETFLIX o documentário “Legado Italiano”, abordando a imigração italiana para o Brasil no final do século XIX e início do século XX.
Assistimos o documentário e vamos passar aqui a nossa opinião.
Primeiramente, desde já, é preciso dizer que vale à pena assistir.
Além de trazer inúmeros depoimentos importantes de italianos e ítalo-brasileiros, o documentário aborda os motivos da imigração em massa de italianos, principalmente para a América e em especial para o Brasil.
Nesse sentido, os dois principais motivos apontados para o êxodo foi a unificação italiana, cujo término se deu em 1871 e a revolução industrial ao longo de todo o século XIX.
A rigor, a Itália foi um dos países europeus que menos se modernizou com a revolução industrial, mas a unificação italiana e consequente fenômeno da urbanização, trouxe a fome e a miséria principalmente para os italianos do interior, que venderam suas propriedades por valores irrisórios para conseguir chegar ao porto de Gênova e partir para o “novo mundo”.
Os depoimentos, imagens e sons trazidos sobre essa época são impecáveis.
Todavia, com o devido respeito (é apenas a nossa opinião), o documentário falha em dois aspectos: o primeiro foi abordar apenas o “Legado Italiano” no sul do Brasil, mais precisamente no Rio Grande do Sul (Serras Gaúchas), ignorando todo o legado deixado no Estado de São Paulo e em especial na capital e outras regiões do país.
Há um foque muito expressivo na cultura da uva, mas não se aborda o “café” outras culturas e a participação na industrialização do país.
O segundo aspecto falho foi abordar a imigração apenas do norte da Itália (Vêneto, Trentino, Lombardia), quando na verdade a imigração se deu em todas as regiões italianas e, para o Estado de São Paulo, vieram muitos italianos do sul (Campânia, Puglia, etc).
Fica uma questão: quem sabe não teremos uma segunda parte do documentário? Quem sabe.
Mas, mesmo assim, para os apaixonados pela nossa querida Itália, a diversão é garantida com o documentário. Fica a dica.
Arrivederci!
Dr. Rodrigo Capobianco é advogado ítalo-brasileiro e colaborador da Rádio Italiana.