Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Antitruste da Itália multa Google em mais de 100 milhões de euros
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Antitruste da Itália multa Google em mais de 100 milhões de euros
Notícias

Antitruste da Itália multa Google em mais de 100 milhões de euros

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

O órgão antitruste da Itália aplicou uma multa de pouco mais de 102 milhões de euros contra a Alphabet, o Google LLC e o Google Itália por violação do artigo 102 do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia.

Segundo a entidade, por meio do sistema Android e a loja de aplicativos Google Play, o Google detém uma “posição dominante” que permite controlar o acesso dos desenvolvedores de apps aos usuários finais.

Ainda conforme a nota, cerca de três quartos dos smartphones usados na Itália usam o sistema e, por ter uma operação de “absoluta relevância” em todo o mundo, a empresa possui uma “força financeira elevadíssima”.

O caso refere-se, especificamente, a um problema do app JuicePass com o Android Auto, uma função específica do sistema que permite a utilização do aplicativo enquanto o usuário está dirigindo.

O serviço tem uma operação semelhante ao do Google e, conforme a decisão, a gigante de tecnologia impediu que o app da Enel X Italia ficasse disponível plenamente para os usuários – principalmente, no que tange a busca por postos de recarga para carros elétricos da empresa.

“De tal maneira, o Google favoreceu o próprio app Google Maps, que pode ser usado no Android Auto e permite serviços com função de carregamento de veículos elétricos, atualmente limitados à busca de estações de carregamento e navegação, mas que, no futuro, podem incluir outros recursos, como reservas e pagamento”, diz o documento.

A exclusão do app da Enel X do Android Auto já dura mais de dois anos e, conforme o antitruste, a manutenção dessa situação pode comprometer definitivamente a possibilidade da empresa italiana de “construir uma base sólida de usuários” em uma fase de crescimento da venda dos carros elétricos. Além disso, reduz significativamente a “possibilidade de escolha dos consumidores e um obstáculo ao progresso tecnológico”.

Após o anúncio da decisão, um dos porta-vozes do Google informou que a empresa está “respeitosamente em desacordo com a decisão da AGCM [antitruste]” e que examinará “a documentação e avaliará os próximos passos”.

“A prioridade número um do Android Auto é garantir que os apps possam ser usados de maneira segura. Por isso, temos diretrizes restritivas sobre os tipos de apps suportados, com base em padrões regulamentares do setor e de testes sobre a distração ao volante. As aplicações compatíveis com o Audroid Auto somam milhares, e o nosso objetivo é permitir que ainda mais desenvolvedores possam tornar seus aplicativos disponíveis com o tempo”, acrescentou.

Você pode se interessar também por ...

Tribunal da Itália afirma que morte de Davide Astori poderia ter sido “evitada”
Meloni apoia Giancarlo Giorgetti como novo ministro da Economia
Esportes: Em Milão Inter enfrenta Roma pela Série A do Calcio
Primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi tenta comprovar apoio da maioria parlamentar
Municípios, províncias e regiões da Itália repudiam cortes no orçamento
TAGGED:Antitruste da Itália multa Google em mais de 100 milhões de euros
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Eurodeputado italiano pede suspensão de acordo UE-Mercosul após veto à carne do Brasil

Fabio Botto
Fabio Botto
13 de maio de 2026
Itália desmonta esquema de policiais que vendiam dados de jogadores e celebridades
Princesa Kate chega à Itália e recebe honraria histórica em Reggio Emilia
Lufthansa ampliará participação na ITA Airways para 90%
Papa Leão XIV recorda 45 anos de atentado contra João Paulo II no Vaticano
Freira brasileira morre na região da Sicília, sul da Itália, ao salvar companheiras de afogamento
União Europeia proíbe importação de carne brasileira por uso de antimicrobianos
Italiano em quarentena apresenta sintomas de hantavírus após contato com vítima
Governo italiano descarta risco imediato de hantavírus, mas mantém cautela
- Publicidade -
Ad imageAd image
2007 - 2025 © Radio Italiana | UNO
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?