Notícias

Itália e EUA debatem proteção de direitos humanos no Afeganistão

O primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, conversou com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para debater a crise no Afeganistão deflagrada após o grupo fundamentalista islâmico Talibã assumir o controle do país asiático.

Segundo comunicado divulgado pelo Palazzo Chigi, sede do governo italiano, os dois líderes falaram sobre “os últimos acontecimentos e implicações registrados no território afegão”.

Entre os principais assuntos estão “a evacuação de compatriotas e cidadãos afegãos vulneráveis, a proteção dos direitos humanos e das liberdades fundamentais e a assistência humanitária à população”.

Durante a ligação, Draghi e Biden também discutiram sobre as perspectivas de atuação da comunidade internacional nos diversos contextos, começando pelo G7 e G20, a favor da estabilidade e do desenvolvimento do Afeganistão.

A Itália expressou seu desejo de convocar uma cúpula de líderes do G20 para tratar o retorno do Talibã ao poder no Afeganistão. De acordo com informações de bastidores, o ministro italiano das Relações Exteriores, Luigi Di Maio, apresentou a ideia durante uma reunião virtual entre chanceleres do G7 sobre a crise afegã.

O objetivo do encontro seria confrontar os interesses entre as diversas partes com alguma influência na região, entre elas China, Rússia, Arábia Saudita e Turquia. O país liderado por Draghi vai sediar a cúpula anual dos líderes do G20 em 30 e 31 de outubro, em Roma.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios