Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Indústrias italianas apostam no Brasil
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Indústrias italianas apostam no Brasil
Notícias

Indústrias italianas apostam no Brasil

Fabio Botto
Compartilhar
O presidente do ICE, Instituto Italiano para o Comércio Exterior, Giovanni Sacchi, é um dos organizadores da feira
Compartilhar

O presidente do ICE, Instituto Italiano para o Comércio Exterior, Giovanni Sacchi, é um dos organizadores da feiraNúmero recorde de 40 empresas italianas de máquinas ferramenta, sistemas de automação e robôs apresentam seus últimos lançamentos na FEIMAFE (Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura), de 18 a 23 de maio, em São Paulo.

 

https://www.provincia.biella.it/

Numa iniciativa do ICE-Instituto Italiano para o Comércio Exterior e da UCIMU – Associação dos Fabricantes Italianos de Máquinas-Ferramenta, Robôs, Sistemas de Automação e Produtos Auxiliares, 40 empresas participam do Pavilhão Machines Italia na FEIMAFE 2009, maior evento sul-americano dedicado ao setor de máquinas ferramenta e sistemas de manufatura, que ocorrerá de 18 a 23 de maio, em São Paulo. Esta participação maciça (77,5% a mais que 2007) tem por objetivo reforçar a capacidade e interesse da indústria italiana de fomentar negócios entre fabricantes e estimular a troca de inovações tecnológicas.

 

Comércio Brasil-Itália

 

Em 2007, as importações brasileiras de máquinas ferramenta robôs e sistemas de automação somaram 478,9 milhões de euros, sendo 12,7% provenientes da Italia, que ocupou a 3ª posição no ranking dos maiores fornecedores. Em 2008, a Itália manteve sua quota sobre as importações totais, que totalizaram 850,1 milhões de euros (+77,5%), mas desceu uma posição na graduação geral. Dados referentes ao primeiro trimestre de 2009 apontam para um incremento de 35,1% das importações brasileiras do setor, colocando a Itália novamente na terceira posição entre os principais parceiros do Brasil, com uma quota de 12,1%.

 

https://www.provincia.biella.it/

Os principais concorrentes dos italianos no mercado brasileiro, nesse segmento, são Japão e Alemanha, que juntos somam 41,5% das importações brasileiras dessa área.

 

Analisadas as importações por categoria de produto, as máquinas para corte e conformação representaram cerca de 28,5% do total importado pelo Brasil em 2007 e em 2008. Já no primeiro trimestre de 2009, essa participação sobe
para 43,5%. Trata-se de um segmento no qual os produtos "Made in Italy" ocuparam em 2007 o segundo lugar entre os maiores fornecedores estrangeiros, com participação de 18,1%, passando à primeira posição em 2008, com 21,75% e
retornando à segunda colocação em 2009, com uma quota de 14%. Novamente, os principais concorrentes dos italianos são os japoneses e alemães.

 

Mercado italiano

 

A indústria italiana de máquinas-ferramenta, robôs e automação é caracterizada por elementos distintos que a tornam completamente original em relação aos concorrentes. A reduzida dimensão de suas empresas e a elevada especialização das funções de seu sistema produtivo são peculiaridades fundamentais na estrutura de seu parque produtivo. O uso da tradição de know-how para desenvolver soluções sob medida, de acordo com as necessidades dos clientes, é o que faz o diferencial. A grande maioria de suas 400 empresas é de pequeno e médio porte e possui não mais do que 70 empregados.

 

Em termos de avanços tecnológicos, 70% da produção italiana é automatizada e, destes, 20% faz parte de sistemas integrados (células e sistemas compostos por mais de três máquinas).

 

Segundo dados da UCIMU, as exportações italianas cresceram durante todo o ano de 2008, mas o ritmo dos dois primeiros trimestres (+9,6% e +16,4%) foi maior que nos dois últimos (+2,8% e +4,4%). As exportações somaram 3,2 bilhões de euros, um crescimento de 8% em relação a 2007. As importações em 2008 totalizaram 1,5 bilhões de euros, um aumento de 4,8% em relação ao ano anterior.

 

Indústria mundial de máquinas-ferramenta

 

A indústria italiana de máquinas-ferramenta mantém o quarto lugar entre os principais produtores do setor (5,3 bilhões de euros, correspondentes a 10,6% do total) e a terceira posição entre os exportadores (com pouco menos de 3 bilhões, ou 9,9% das exportações mundiais do setor) depois da China, Alemanha, Estados Unidos.

 

O Brasil subiu para o décimo lugar no ranking mundial em virtude de uma produção que alcançou 845 milhões de euros (+10,8%); o consumo aumentou 17,3%, passando a 130 milhões (oitavo valor mundial).

 

Para Giovanni Sacchi, diretor para o Brasil do Instituto Italiano para o Comércio Exterior, os fabricantes de máquinas-ferramenta, em razão da dinamização do segmento, investem em novas tecnologias de manufatura, com o objetivo de melhoria de produtividade e redução de custo e as parcerias entre os países facilitam a troca de informações e futuras joint ventures.

 

Feira em Milano 2009 – de 05 a 10 outubro em Milão

 

O presidente do comitê organizador da EMO Milano 2009 e vice-presidente da Unione Costruttori Italiani Macchine Utensili – UCIMU, Pier Luigi Streparava, estará em São Paulo, por ocasião da FEIMAFE, para a apresentação da FEIRA EMO 2009, que acontece em Milão, de 5 a 10 de outubro, onde, até o momento, 1.400 empresas estão inscritas, com 65% vindas de 31 países, incluindo o Brasil.

 

Promovida pelo CECIMO, Comité Europeu para a Cooperação entre Máquinas-Ferramenta para indústrias, a EMO é a maior feira do setor, realizada alternadamente em Hannover e Milão. A UCIMU-SISTEMI PER PRODURRE auxilia na organização da edição italiana.

 

Neste ano, a fieramilano abre as portas de seus oitos pavilhões projetados pelo arquiteto Massimiliano Fuksas, os quais quase não apresentam pilares, assegurando acessibilidade e visibilidade extraordinárias para todos os estandes da EMO 2009. Cada pavilhão cobre uma superfície de 37mil metros quadrados.

 

ICE – Pavilhão Italiano – Machines Italia

Estande N-11

Feimafe 2009 – Feira Internacional Máquinas Ferramenta e Sistemas de
Manufatura
Data: 18 a 23 de maio de 2009

2ª à 6ª feira – das 10h às 19hrs

Sábado – das 9h às 17h
Local: Anhembi – São Paulo

 

Texto: Regina Di Marco assessora do ICE

Você pode se interessar também por ...

Milão recebe exposição permanente sobre Leonardo Da Vinci
Durante pronunciamento no Sínodo dos Bispos, Papa Francisco cria novo dicastério para família
Veja nomes cotados para suceder Francisco como Papa
Marcado por corrupção e escândalos sexuais, Berlusconi caiu pela economia
Itália tem dois milhões de jovens que não estudam nem trabalham
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Blog do BottoNotícias

Novo projeto que endurece regras para obter cidadania avança na Itália

Fabio Botto
Fabio Botto
14 de outubro de 2026
Giorgia Meloni alerta para custos de energia e critica acordo de Trump com Putin
Polícia Federal diz que máfia italiana ofereceu 250 mil euros pela “cabeça” de influencer
Privacidade rigorosa marca internação de Leão XIV no Hospital Gemelli, em Roma
FUTEBOL ITALIANO: Venezia demite técnico Giovanni Stroppa após sexta derrota seguida
Leão XIV faz fisioterapia respiratória e retoma alimentação normal após cirurgia
“SENZ’ALLEGRIA”: Cantora ítalo-brasileira Gaia Gozzi explora suas raízes culturais em novo single
Festival de Cinema de Roma entra em cartaz com programação eclética
Papa Leão XIV é diagnosticado com câncer e remove parte do pulmão
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?