Notícias

Biden e Draghi debatem crise ucraniana e concordam com sanções

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, debateram a crise entre Ucrânia e Rússia, informam os governos.

Segundo nota oficial de Washington, os dois reafirmaram “os esforços diplomáticos e de dissuasão em andamento em resposta ao contínuo aumento militar da Rússia nas fronteiras da Ucrânia”, bem como “seu compromisso com a soberania e a integridade territorial” dos ucranianos.

Os dois líderes ainda concordaram que, em caso de agressão russa, as sanções devem impor “severos custos econômicos” a Moscou.

O telefonema ocorre no mesmo dia em que Draghi confirmou que está fazendo os ajustes para uma viagem de Estado à Rússia, onde deve se reunir com o presidente Vladimir Putin, após convite formal do Kremlin.

Além da conversa por telefone com o chefe de governo italiano, Biden também anunciou que terá um encontro virtual sobre o tema com líderes da Itália, Canadá, França, Alemanha, Polônia, Romênia, Reino Unido, União Europeia e Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Já o secretário norte-americano de Estado, Antony Blinken, se reunirá mais uma vez com o ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, “no fim da próxima semana” a menos “que haja uma invasão da Ucrânia”.

A informação foi confirmada pelo porta-voz da pasta, Ned Price, que ressaltou que, em caso de ataque, “os russos deixarão claro que nunca foram sérios na diplomacia”.

Papa Francisco

Quem também voltou a se manifestar sobre a crise ucraniana nesta sexta-feira foi o papa Francisco, que afirmou, em um encontro com as igrejas orientais, que as guerras “são inúteis massacres” para a humanidade, relembrando palavras de Bento XVI.

“Nós esperamos que não seja necessário repetir palavras similares no terceiro milênio. Mas, a humanidade parece ainda navegar pelas trevas: nós vimos os massacres nos conflitos do Oriente Médio, na Síria e no Iraque; aqueles da região etíope de Tigray; e os ventos das ameaças ainda sopram nas estepes da Europa oriental, acendendo os fusíveis e o fogo das armas e deixando gelados os corações dos pobres e dos inocentes, porque esses não importam para eles”, disse em crítica às autoridades globais.

“O mundo é campeão em fazer guerras e isso é uma vergonha para todos. Estamos presos às guerras e isso é trágico. Nesse momento, há tantas guerras por todos os luares e o apelo à paz e aos homens e mulheres de boa vontade não é escutado”, pontuou.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios